Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transição de governo

Alckmin encontra secretário de Fazenda de SP cotado para comandar Tesouro Nacional

Felipe Salto se reuniu nesta terça-feira com vice-presidente eleito para discutir nova âncora fiscal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Cotado para ser secretário do Tesouro, Felipe Salto, encontrou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (15) em São Paulo. Na pauta estava a proposta de nova âncora fiscal que prevê a troca do teto de gastos por uma regra mais flexível, que permite crescimento real das despesas conforme o nível e a trajetória da dívida pública.

Salto é secretário de Fazenda de São Paulo. Há cerca de dez dias, o próprio vice sondou o economista para fazer parte da equipe econômica. Ele é cotado para ser secretário do Tesouro.

Integrantes da equipe de transição e políticos que sabiam do encontro desta terça afirmaram ao Painel S.A. que Salto já tinha sinalizado positivamente, caso venha receber um convite.

O secretário da Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, durante anúncio sobre as novas regras do ICMS do combustível - 27.jun.2022-Andre Ribeiro/Futura Press/Folhapress

Na semana passada, o ex-deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) chegou a pedir a Salto que antecipasse sua saída da Secretaria de Fazenda de São Paulo já para a próxima semana.

No encontro ocorrido nesta terça-feira, Alckmin quis ter a avaliação do secretário de Fazenda de São Paulo sobre a proposta de nova âncora fiscal —que prevê a troca do teto de gastos por uma regra mais flexível.

O secretário de SP defende a revisão do teto que, segundo ele, vem sendo descumprido há anos —o que significa que precisa ser trocado por outro mecanismo de controle.

Salto estima que o estouro do teto neste ano deve ser da ordem de R$ 150 bilhões. No seu lugar, ele considera que o melhor caminho seria algo similar à proposta apresentada pelos técnicos do Tesouro com regras que atrelam a Dívida Líquida do Governo Geral ao crescimento das despesas.

De acordo com essa proposta, quando houver previsão de redução da dívida, a despesa poderá crescer de 0,5% a 2% [da dívida]. Ao contrário, se houver previsão de alta, o gasto poderá subir, no máximo, 1%.

Se a dívida superar 55% do PIB, o governo terá de efetuar corte de gastos. Entre 45% e 55% do PIB, as expansões das despesas ficam em patamar intermediário. Abaixo de 45% do PIB, o governo usufrui da elevação máxima dos gastos.

Ao Painel S.A., Salto disse que defende uma nova âncora fiscal que está na mesma direção da proposta que ele e um grupo de especialistas estão desenvolvendo. Fazem parte desse time advogados e economistas, como Fernando Scaff, Eduardo Walmsley Carneiro e José Roberto Afonso. Salto não quis comentar sobre os bastidores de um possível convite para fazer parte do governo.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Erramos: o texto foi alterado

​​Vicente Cândido não tem mais mandato como deputado. Na Câmara, ele atuou pelo PT-SP e não pelo PT-MG, como afirmava a versão anterior do texto. A reportagem foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.