Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Marcas estrangeiras 'abrasileiram' equipamentos para o agro nacional

Bosch e John Deerproduzem no país maquinário adaptado para atender grandes produtores locais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Fabricantes estrangeiros instalados no país passaram a produzir máquinas e equipamentos agrícolas adaptados às necessidades dos produtores locais.

A alemã Bosch e a americana John Deer estão nesse grupo. Ambas contrataram pesquisas pagas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para "abrasileirar" seus produtos.

Fazenda Pamplona, na zona rural de Cristalina (GO), no entorno do DF, tem antena de 4G e 5G e conectividade em todas as etapas da produção - 15.jul.2022-Pedro Ladeira/Folhapress

Para a Bosch, por exemplo, as dimensões do maquinário importado já não davam conta de operar em propriedades tão grandes. Na Alemanha, as fazendas são menores.

Projeções do Ministério da Agricultura indicam que a área total plantada no Brasil deve chegar a 82 milhões de hectares, entre 2023 e 2024 —área que supera a de países como França e Espanha.

A expansão será concentrada no plantio da soja (crescimento de 10 milhões de hectares), e na cana-de-açúcar (2,3 milhões).

A produção de grãos, um dos carros-chefe das exportações, deverá passar para 252,4 milhões de toneladas, em 2024, —58,8 milhões de toneladas a mais do que a produção atual.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.