Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu maioridade penal

Ressocialização de menores infratores vira negócio em MG

Parceria Público-Privada para educação e recolocação de menores infratores vira negócio com taxa de retorno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um acordo fechado entre a União, o governo de Minas Gerais e a ONU prevê a construção de dois centros de reabilitação para jovens infratores que, além do compromisso social, funcione como um negócio rentável. A previsão é que a licitação ocorra em março do próximo ano.

Com investimentos privados da ordem de R$ 800 milhões ao longo e trinta anos de contrato, a parceria público-privada quer operar com taxa média de retorno de 10% ao ano à empresa que vencer a concorrência, modelo de negócio que, se der certo, deverá ser replicado em outros estados.

Menor infrator que cumpre medida socioeducativa em São Paulo - 06.jun.2018-Ronny Santos/Folhapress

Pelo acordo, a iniciativa privada será responsável pela construção, gestão e atendimento nos dois centros de internação para jovens que cometeram delitos. As cidades escolhidas foram Betim e Santana do Paraíso. Inicialmente, terão 90 vagas cada.

Caberá ao poder público a fiscalização do contrato e a garantia da segurança e integridade nas unidades.

A parceria tem apoio técnico do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

Entre as atribuições do parceiro privado, estão a de manter a infraestrutura adequada nos centros e a prestação de serviços aos jovens.

Estão previstos atendimento multidisciplinar, educação, formação profissional e ações para fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade.

O projeto tem o objetivo de qualificar o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, ampliando as chances do rompimento da trajetória infracional.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.