Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transição de governo

Equipe de Lula volta à estaca zero com indicação para o Planejamento

Presidente eleito não acatou nomes apresentados e refutou divisão da pasta para acomodar aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

As indicações para o comando do Ministério do Planejamento voltaram à estaca zero e, segundo interlocutores próximos a Lula , a escolha agora caberá a Fernando Haddad, confirmado como ministro da Fazenda.

A decisão partiu do próprio presidente eleito diante das resistências aos nomes apresentados até esta sexta-feira (9). A última tentativa foi Carla Abrão, ex-secretária de Fazenda de Goiás. Ela foi casada com o economista Persio Arida, nome preferido de Lula.

Lula continua insistindo com Arida no Planejamento, mas o economista não topa. Diz que não quer cargo no governo. Segundo amigos, ele teria aceitado a Fazenda.

Outro nome da preferência de Lula, André Lara Resende, encontrou resistência interna e entre alguns banqueiros com quem o presidente eleito vem conversando que também fizeram objeções a uma eventual dobradinha entre ele e Haddad na Fazenda

Também fracassou a ideia de Aloizio Mercadante (PT) de dividir o Planejamento em dois: um voltado para as questões de curto prazo e, outro, aos projetos de longo prazo —e que teria o próprio Mercadante na chefia.

Com a nova situação, ganhou força Gabriel Galípolo, que vinha sendo cotado para o comando do BNDES.

Ciumeira

O entorno de Lula avisou ao PIB que ele não tem a menor intenção de se afastar do empresariado ou de qualquer ator "político ou econômico" relevante. O presidente eleito diz a seus assessores que vai formar um governo de coalizão e, para isso, contará com todos para conduzir seu plano de retomada.

O recado é uma reação a versões que se espalham de que, após a posse, o presidente eleito dará as costas ao mercado. Para minimizar reações negativas a Haddad, o presidente escalou André Esteves, dono do BTG Pactual. A aproximação do banqueiro com o petista gerou ciúme do empresariado, que disputa a atenção do futuro mandatário.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Persio Arida é o preferido para o Planejamento, mas resiste
Persio Arida é o preferido para o Planejamento, mas resiste - Mathilde Missioneiro - 05.out.2021/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.