Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Natal inflação

Lojistas apontam vendas fracas no Natal

Produtos de custo mais baixo como bijuterias e cosméticos sentiram maior movimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

Enquanto as associações que representam lojistas de shoppings ainda reúnem os dados das vendas de Natal com atraso neste ano, as estimativas apontam um período de vendas fraco.

Empresários do setor afirmam que seus resultados devem ficar entre 5% acima do patamar de dezembro do ano passado ou 5% abaixo, com casos pontuais de desempenho superior.

Os números melhores devem ficar concentrados em marcas de produtos de tíquete médio mais baixo, entre R$ 50 e R$ 60 de preço unitário, como bijuterias, cosméticos e similares, de acordo com um empresário.

Segundo Viktor Ljubtschenko, diretor da rede de lojas de pijamas e roupas íntimas Any Any, as vendas de Natal das lojas físicas empataram com o resultado de 2021. "No ecommerce, crescemos 5%, mas o tíquete médio caiu cerca de 10%. O varejo não está com grandes perspectivas", afirma.

Corredor de shopping cheio de pessoas em movimento.
Movimento do comércio para o Natal no Shopping Center Norte - Ruben Cavallari - 22.dez.22/Folhapress

Andrea Duca, diretora da rede de roupas femininas Gregory, calcula alta mais expressiva no online.

Pelos dados mais atualizados da ACSP (associação comercial), que abrangem apenas a primeira quinzena de dezembro, o crescimento real foi de 2,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com 2019, a variação fica em 2,4%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.