Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Natal

Lojistas atrasam divulgação de resultados de Natal

Números de vendas devem ser apresentados apenas em janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A divulgação do desempenho das vendas de Natal, que os lojistas costumam apresentar logo depois da festa, vai ser feita com atraso neste ano.

Nem a Alshop, associação dos lojistas de shoppings, nem a Ablos (que representa as redes menores) divulgaram seus dados por enquanto. A previsão é que os números saiam em janeiro.

A decisão de postergar acontece depois de uma cofusão que envolveu as duas entidades em 2019, quando a Ablos contestou os dados de crescimento robusto apresentados pela Alshop, dizendo que as vendas tinham sido um fracasso.

A Ablos acusava a Alshop, na época, de divulgar contas sem comprovação técnica, com o risco de provocar especulação no mercado.

Nos anos seguintes, veio a pandemia, e a Alshop deixou de fazer seu tradicional evento de divulgação imediatamente após a data.

Imagem mostra boneco do papai noel em meio a uma galeria de lojas. Algumas pessoas caminham pela calçada.
Comércio de Natal na rua José Paulino, no Bom Retiro - Rubens Cavallari - 22.dez.22/Folhapress

Segundo Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da entidade, a postergação na entrega dos resultados neste ano foi um pedido dos associados para evitar imprecisão nos números.

"Quando a gente fazia logo no dia seguinte, tinha uma série de inferências, de que não eram dados reais totais. E, às vezes, dá uma distorção", afirma Ildefonso.

Os dados da Alshop devem ser divulgados para a imprensa na próxima segunda-feira (2). Na Ablos, o levantamento com os associados será realizado apenas no início de janeiro.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.