Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Rombo dos fundos de pensão em 2021 será discutido em grupo de trabalho

Planos precisam definir como cobrirão os déficits e se haverá necessidade de cobranças extras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas ligados a fundos de pensão poderão ter de pagar, a partir de 2023, valores extras para cobrir o déficit das conta em 2021. As entidades de previdência fechada conseguiram deixar as discussões sobre o assunto para o primeiro semestre de 2023.

No dia 14 de dezembro, o CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) aprovou a criação de um grupo de trabalho para definir como será a operacionalização do pagamento desses déficits. Os conselheiros terão 90 dias para indicar titulares e suplentes nesses grupos de discussão.

Funcionários da ativa e aposentados de estatais como Petrobras, Caixa e Correios já pagaram bilhões em contribuições extras para cobrir rombos deixados por má gestão e fraudes - Eduardo Knapp/Folhapress

Em 2022, a entidades de previdência fechada tentaram adiar a compensação do déficit, mas o CNPC aprovou que fossem postergados apenas os prejuízos gerados por investimento em títulos públicos.

A Abrapp (associação das entidades) estima que 75,8% dos investimentos feitos pelos administradores de planos estejam em renda fixa, dos quais menos de 20% são títulos públicos. A entidade calcula que pelo menos 136 planos precisem de equacionamento para cobrir R$ 20,4 bilhões de rombo referentes a 2021.

Desde 2018, as entidades de previdência complementar são obrigadas a criar planos de equacionamento no ano seguinte ao exercício em que houve déficit. Em 2021, as oscilações das Bolsas e dos juros contribuiriam para os resultados ruins.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.