Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cadeiras desocupadas por ministros de Lula liberam espaço para sindicalistas na Câmara

Movimento sindical, que teve mau desempenho nas eleições, retoma duas vagas na Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Depois do fracasso de importantes lideranças sindicais nas urnas em outubro, que não elegeram nomes como Antonio Neto (PDT), Paulinho da Força (Solidariedade) e Vicentinho (PT), o movimento sindical contabiliza novas vitórias na prorrogação.

As derrotas chamaram a atenção de empresários atentos à discussão das mudanças na reforma trabalhista, mas a cena vai se mexer um pouco. Com a posse dos novos ministros de Lula, sindicalistas que não conseguiram se eleger e ficaram como suplentes vão ocupar as vagas de deputados reeleitos da federação formada entre PT, PV e PC do B que foram chamados para chefiar os ministérios.

Após a saída de Alexandre Padilha, Paulo Teixeira e Luiz Marinho para suas respectivas pastas, duas das três novas vagas serão ocupadas por sindicalistas.

No rearranjo, os novos ocupantes das cadeiras da Câmara serão Alfredinho (PT-SP), ex-vereador de São Paulo que começou no sindicato dos metalúrgicos nos anos 1980 e foi um dos fundadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do PT, e Vicentinho (PT-SP), ex-presidente nacional da CUT.

O terceiro substituto é Orlando Silva (PC do B-SP), ex-vereador de São Paulo e ex-ministro do Esporte.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Vicentinho é um homem negro de cabelo grisalho. Ele está com um dos braços apoiado sobre uma bancada e fala com um microfone na Câmara.
Deputado federal Vicentinho - Nilson Bastian - 18.mai.22/Câmara dos Deputados

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.