Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários que defendem horário de verão levam tema aos ministérios de Energia e Meio Ambiente

Movimento preparou ofício destinado às duas pastas nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Além do Ministério de Minas e Energia, o movimento de empresários do turismo que pede a volta do horário de verão foi bater na porta do Ministério do Meio Ambiente para tentar discutir o tema.

Liderados por entidades como Feturismo (Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Lazer do Paraná) e CNTur (Confederação Nacional do Turismo), o grupo preparou um ofício para as duas pastas defendendo que a mudança no relógio pode ajudar no trabalho de conscientização para a economia no consumo da energia, além de beneficiar o setor de serviços. Eles argumentam que o horário de verão pode ajudá-los estendendo o tempo de suas atividades.

Para a Feturismo, essa seria uma forma de o governo federal compensar as perdas registradas pelo setor no fechamento das portas na pandemia.

O horário de verão foi suspenso por Bolsonaro em 2019. Para justificar a medida, o ex-presidente dizia que a produtividade do trabalhador brasileiro aumentaria, porque, segundo ele, afetava o relógio biológico da população.

Fábio Aguayo, presidente da Feturismo e signatário do ofício, afirma que o documento também foi enviado ao Ministério de Minas e Energia.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Imagem mostra torre antiga com relógio
Relógio na estação da Luz, no centro de São Paulo - Eduardo Knapp - 20.jan.22/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.