Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Companhias aéreas querem debater revisão de preço de combustível com Prates

Associação do setor defende revisão na política de precificação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das grandes defensoras de uma revisão na política de preços da Petrobras, a Abear (que reúne empresas como Latam, Gol e Voepass) diz que já tem estudos prontos sobre o assunto e pretende levar a Jean Paul Prates, indicado para comandar a estatal.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, vem repetindo o discurso a favor da mudança na paridade internacional desde o ano passado, mas ressalva que "mesmo sob o regime da paridade, há espaço para debater a política de precificação de QAV", o combustível de avião.

"Temos as melhores expectativas em relação ao senador Prates. Ele foi o relator de projetos que envolvem o setor e ao longo do seu mandato manteve diálogo constante conosco. Estamos ansiosos para trabalhar com ele nos temas ligados a combustível", diz Sanovicz.

Avião se prepara para pousar em pista de Congonhas.
Aeroporto de Congonhas, na capital paulista - Karime Xavier - 22.dez.22/Folhapress

A Petrobras começou o ano, na segunda-feira, anunciando um corte médio de 11,6% no preço do combustível de avião para as distribuidoras —uma notícia que pode pressionar o mercado de aviação a baixar o valor das passagens—, mas a Abear rebateu o comunicado dizendo que a medida é insuficiente para cobrir a alta do produto nos últimos anos.

As variações no preço do combustível costumam ser sentidas rapidamente pelo consumidor final porque o QAV equivale a cerca de 40% dos custos das companhias aéreas.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.