Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu férias

Moradores de favela elevam demanda por turismo de verão

Pesquisa aponta crescimento de 17 pontos percentuais neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de moradores de favelas que vai viajar neste início de ano até o fim do Carnaval deve aumentar, segundo levantamento da Nós Pesquisas (Novo Outdoor Social Inteligência).

Com cerca de 40% dos entrevistados que dizem ter decidido viajar neste verão, o aumento é de 17 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior.

O carro próprio será utilizado por 33%, seguido por avião, com 24% das respostas, ônibus fretado (18%), carona (11%), veículo alugado (9%) e outros meios de transporte (5%). Entre os destinos mais comuns estão as regiões de litoral, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Metade dos entrevistados nunca viajou de avião e, entre os que viajaram, 31% preferem comprar bilhetes em agências de viagem. No público que vai de ônibus, 42% compra as passagens direto na rodoviária. A parcela dos que compram online é menor.

Visão aérea da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro
Visão aérea da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro - AFP

A pesquisa também perguntou quais itens são indispensáveis nas lajes durante o verão. Churrasqueira, cadeiras e mesas, geladeira, chuveirão e piscina de plástico estão entre os mais apontados.

Foram entrevistados 441 moradores de 12 das maiores comunidades no país, como Heliópolis (SP) e Rocinha (RJ).

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.