Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aumento de salário mínimo turbinou pesquisa sobre o assunto

Google registra maior pico de buscas pelo tema desde 2004

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As buscas pela expressão "salário mínimo" no Google tiveram recorde em janeiro, segundo levantamento da big tech, que registrou o maior número de pesquisas pelo assunto desde o início da série histórica, em 2004.

O tema se aqueceu em meio às discussões no governo sobre o patamar do mínimo. Na semana passada, Lula decidiu conceder um reajuste adicional no ano, elevando o piso nacional de R$ 1.302 para R$ 1.320.

De acordo com o Google, fevereiro manteve o pico de buscas e já é o segundo mês com mais registros pelo termo nos últimos 19 anos. Em terceiro no ranking está o mês de janeiro de 2022, seguido por janeiro de 2020 e janeiro de 2019.

Na série histórica, o Brasil é o quinto país do mundo com mais interesse pelo tema. Está atrás apenas de Colômbia, Venezuela, Turquia e Paraguai.

Perguntas do tipo "quem aumentou o salário mínimo para 2023?", "qual foi o aumento do salário mínimo em 2022?" e comparações como "quanto era o salário mínimo em 2019?", primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, estão entre as mais inseridas na busca nos últimos sete dias.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Buscas pela expressão salário mínimo atingem pico - Gabriel Cabral/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.