Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu salário mínimo inflação

Governo abre conversa sobre salário mínimo com sindicalistas na próxima semana

Grupo de trabalho deve formar consenso sobre nova política de valorização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo de trabalho montado pelo governo para discutir a valorização do salário mínimo terá sua primeira reunião na segunda-feira (3).

Na mesa estarão os representantes de sete ministérios do governo, com coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, além de sete indicados por centrais sindicais, como CUT e Força Sindical.

A expectativa dos sindicalistas é montar as diretrizes de uma política de reajuste do salário mínimo para o ano que vem. Estuda-se a possibilidade de recuperar a regra de correção unindo variação do PIB e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indexador atual.

A medida foi estabelecida por Lula em 2007 e virou lei em 2012, quando passou a considerar o INPC do ano anterior e a variação do PIB de dois anos antes. A regra vigorou até o primeiro ano do governo Bolsonaro, que passou a não dar mais reajustes reais, retomando a fórmula só no último ano do mandato.

Os sindicalistas também vão cobrar do governo uma forma de repor os dois anos em que Bolsonaro deixou de considerar a variação do PIB nos reajustes do salário mínimo.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

A valorização do salário mínimo foi uma das propostas da campanha de Lula
A valorização do salário mínimo foi uma das propostas da campanha de Lula - Gabriel Cabral/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.