Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público investiga construção de prédios de luxo em Balneário Camboriú

Segundo o órgão, edifícios foram construídos em áreas de preservação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) em Santa Catarina investiga a construção de edifícios de alto padrão em áreas de preservação permanente na orla de Balneário Camboriú, região que tem um dos metros quadrados mais caros do país.

Sete edifícios são investigados. Cinco deles estão localizados na região do rio Camboriú, barra sul do município e um foi construído em frente ao rio Marambaia, na barra norte.

No mês passado foram instaurados nove inquéritos. Segundo o MPF, as investigações ainda estão em estágio inicial e foram notificados a Prefeitura de Balneário, a Superintendência do Patrimônio da União em SC e o Instituto do Meio Ambiente do estado.

Neste momento, o órgão avalia a responsabilidade da prefeitura em possíveis irregularidades, e as construtoras devem ser notificadas nas próximas fases.

A avaliação no setor é que a discussão em torno das proteções ambientais em regiões de praia é antiga, e Balneário Camboriú cresceu sem um controle adequado do poder público nas últimas décadas, o que levou à reclamação do MPF.

A Incorporadora Cechinel e a construtora Procave disseram que não comentam o assunto porque não foram notificadas formalmente. Em nota, a Construtora FG disse que não vai comentar sobre o inquérito porque não foi notificada, mas "reitera seu compromisso com a cidade e tem legitimidade em todos os seus empreendimentos".

A Embraed Empreendimentos afirma que não foi notificada e desconhece inquéritos instaurados pelo MPF contra seus edifícios em Balneário Camboriú. Disse também que cumpre todas as regras previstas em lei nas cidades onde atua, que segue "as boas práticas exigidas no setor da construção civil e em relação ao meio ambiente e à população".

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Orla da praia central de Balneário Camboriú
Orla da praia central de Balneário Camboriú - Flávio Tin - 15.dez.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.