Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Grupos religiosos questionam Citigroup sobre financiamento ao setor de petróleo

Congregações nos EUA pediram relatório com informações sobre impacto para indígenas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Grupos religiosos dos Estados Unidos pressionam o Citigroup para rever sua política de financiamento a projetos com impacto sobre comunidades indígenas.

O grupo, formado pelas Irmãs de São Francisco da Filadélfia e outras congregações, pediu à companhia que apresente a seus acionistas um relatório sobre o tema.

Elas afirmam que o Citigroup tem um histórico de financiamento de empresas e projetos que violam os direitos indígenas. Um dos casos citados é o da Enbridge, companhia canadense do setor de petróleo e gás, criticado por lideranças indígenas, segundo os grupos religiosos.

Pessoa caminha em frente ao Citibank em Nova York
Pessoa caminha em frente ao Citibank em Nova York - Michael M. - 14.out.22/AFP

No comunicado sobre sua reunião anual de acionistas, marcada para o fim deste mês, o Citigroup disse que o relatório seria desnecessário.

Segundo a companhia, não é verdade que o Citi financiou um projeto do oleoduto citado pelo grupo. O banco diz também que analisa seus clientes para identificar se as operações podem representar riscos para comunidades indígenas e áreas de alta biodiversidade.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.