Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Taxa de poluição em Congonhas precisa passar por Secretaria de Mudanças Climáticas, diz chefe da pasta

Sugestão de moradores vizinhos do aeroporto corresponde a R$ 30 por passageiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A conversa sobre a criação de uma taxa para a poluição provocada pelo aeroporto de Congonhas é vista com bons olhos, segundo o secretário-executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro.

O tema voltou à pauta nos últimos dias, depois que os moradores do entorno sugeriram à prefeitura um projeto de lei para instituir uma taxa de fiscalização de poluição e ruído aeronáutico no aeroporto equivalente a R$ 30 por passageiro a ser recolhida pela concessionária.

Avião se aproxima do aeroporto de Congonhas
Avião se aproxima do aeroporto de Congonhas - Karime Xavier - 22.mar.2023 / Folhapress

O secretário ressalva que a sugestão da vizinhança do aeroporto não chegou ainda à Secretaria de Mudanças Climáticas. Ele afirma que o assunto não é novo e tem horizonte positivo.

"Nós [da Seclima] fomos um dos primeiros a discutir essa questão na Alesp. Essa reunião dos moradores com a prefeitura não foi comunicada à Seclima. Não posso falar sobre o que está sendo encaminhado pelo Executivo, mas acho que isso tem que passar por nós, porque envolve uma questão relacionada à operação de viação aérea na cidade, que contribui enormemente com a massa de emissões de gases de efeito estufa em nosso município", diz Pinheiro Pedro.

Nesta terça (4), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes prometeu que vai analisar.

Em nota, a Secretaria Municipal da Casa Civil de São Paulo afirma que, após o período de análise, vai continuar as conversas com a associação dos moradores de Moema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.