Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu JBS

TJ nega liminar em disputa pela Eldorado Celulose

Conflito na compra da companhia opõe Paper Excellence e J&F, dos irmãos Batista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desembargador Francisco Casconi, do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou, na terça (4), um pedido liminar da Paper Excellence na disputa contra a J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, pelo controle da Eldorado Celulose.

A negativa foi feita após um mandado de segurança impetrado pela Paper contra uma decisão do desembargador José Carlos Costa Netto. No dia 24 de março, três dias após o desembargador Franco de Godoi, relator do caso, autorizar a transferência do controle da Eldorado, Netto derrubou a decisão e enviou o processo para um grupo especial do Tribunal de Justiça.

Fábrica da Eldorado em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); controle é disputado entre J&F e Paper Excellence
Fábrica da Eldorado em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul); controle é disputado entre J&F e Paper Excellence - Divulgação

A medida de Casconi afirma que a disputa envolve múltiplos recursos, diversas demandas distintas em diversos órgãos jurisdicionais e que não cabia avaliar questões de parcialidade como pedia a Paper. Diz também que os conflitos serão analisados pelo grupo especial no próximo dia 12.

Na disputa que se arrasta há anos, a J&F vendeu o controle da Eldorado para a Paper por cerca de R$ 15 bilhões em 2017, mas posteriormente questionou os valores e tentou reverter o negócio. Não houve acordo e, por isso, abriu-se um processo de arbitragem entre as duas partes, que terminou com a vitória do grupo indonésio. Mesmo assim, a transação não se concretizou porque os Batista pediram a anulação da sentença arbitral na Justiça.

Em nota, a J&F disse que a decisão desta semana "reforça a confiança da J&F Investimentos de que o Tribunal de Justiça de São Paulo lhe garantirá um julgamento justo do caso". A Paper não comentou.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.