Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

STF libera transporte interestadual rodoviário sem licitação

Medida deve facilitar a entrada de novas empresas no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O STF (Supremo Tribunal Federal) permitiu nesta quarta-feira (29) que a outorga de serviços de transporte rodoviário interestadual seja feita por simples autorização, ou seja, sem a necessidade de licitação. A medida deve acelerar a entrada de novas empresas no mercado.

O modelo de autorização da atividade sem licitação era praticado desde 2014. Em 2019, Bolsonaro editou normas que flexibilizaram ainda mais a abertura de mercado. Porém, as empresas que já atuavam no mercado reclamaram.

Ônibus de viagem em um terreno.
Ônibus de viagem - Zanone Fraissat - 26.mai.21/Folhapress

A autorização foi questionada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pela Anatrip, associação das empresas do setor, sob o argumento de que a licitação daria mais igualdade de condições entre os concorrentes.

O tribunal estabeleceu que o governo federal e a agência reguladora ANTT ficarão responsáveis por determinar critérios para as empresas atuarem no setor, como capital social mínimo, requisitos de acessibilidade, segurança, e outros.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.