Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Disputa bilionária em torno da Eldorado Celulose tem rixa entre desembargadores

Magistrados dão decisões em sentidos contrários em embate que envolve empresa dos irmãos Batista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A bilionária disputa judicial entre a J&F e a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose gerou tensão e troca de farpas entre dois desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo que têm dado decisões sobre o conflito, avaliado em R$ 15 bilhões.

Os irmão Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, que disputa a empresa Eldorado Celulose com a Paper Excellence - Marcelo Justo/Folhapress

Responsável por uma ação que busca definir quem é relator do caso, o desembargador Costa Netto irritou colegas após decisão que atrasou o processo e beneficiou a J&F, pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Ele já havia definido que a relatoria do caso caberia ao colega Franco de Godoi, mas voltou atrás atendendo a um pedido da empresa e jogou a questão para um grupo especial do Tribunal de Justiça.

No último dia 24 de março, ele concedeu o efeito suspensivo da ação, três dias após Godoi ter determinado a transferência da Eldorado para a Paper Excellence.

No mesmo dia, Godoi reagiu, reclamando que o colega extrapolou suas funções no caso, e que não há precedente internacional para o que ele fez.

"Esses atos praticados pelo desembargador [Costa Netto] extrapolaram as regras do processo civil, sem correspondência em nenhuma legislação processual civil de países civilizados", escreveu ele. Em seu despacho, ele afirma que "falta competência" para o colega decidir sobre o caso.

A disputa envolve a propriedade da Eldorado Celulose, que foi comprada pela multinacional Paper Excellence dos irmãos Batista em 2017, mas até hoje não assumiu seu controle efetivo.

Em nota, a J&F contestou essa versão dos fatos. Segundo a empresa, foi a Paper Excellence quem quis indicar outro desembargador como o mais adequado. "Ou seja, um recurso da própria Paper Excellence estendeu o conflito de competência e por consequência a jurisdição do relator, desembargador Costa Netto", diz a empresa.

Segundo a J&F, o desembargador Godoi deu despachos em favor da Paper Excellence em processo suspenso. "Esse desrespeito, sim, é que tem gerado incredulidade na comunidade jurídica", diz a empresa.

Veja nota da J&F na íntegra

Ao contrário do informado pela coluna, nenhum desembargador nem nenhuma decisão voltou atrás da definição de Franco de Godói como relator do caso até o momento. Foi a Paper Excellence quem recorreu contra essa decisão e indicou o nome de outro desembargador como o mais adequado. Ou seja, um recurso da própria Paper Excellence estendeu o conflito de competência e, por consequência, a jurisdição de seu relator, desembargador Costa Netto.

Assim que Franco de Godói reverteu sua própria decisão anterior e liberou a transferência da Eldorado, a Paper Excellence desistiu do recurso contra a sua definição para a relatoria do caso. Isso levou a J&F a recorrer por meio de um agravo interno. São inconstitucionais as manobras da Paper Excellence para tentar escolher o julgador do processo, por meio de recursos e desistências recorrentes. A empresa indonésia levantou uma questão de ordem pública em seu recurso, sobre quem seria o juiz natural do caso, e isso não pode ser ignorado apenas porque ela desistiu da manobra a seu bel-prazer.

Também não procede a informação de que Costa Netto jogou a decisão para um grupo especial. O Grupo Especial da Seção de Direito Privado é o órgão que julga conflitos de competência e, tendo a Paper Excellence suscitado um novo desembargador como o juiz natural do caso, é dever regimental desse colegiado decidir sobre o tema.

Também é incorreta a informação de que o efeito suspensivo foi concedido no dia 24 de março. Ele foi mais uma vez reafirmado, depois de o desembargador Franco de Godói dar despachos em favor da Paper Excellence em um processo suspenso. Esse desrespeito, sim, é que tem gerado incredulidade na comunidade jurídica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.