Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Azul lidera desembarques na principal porta de entrada para os EUA

Companhia aérea passa rival Latam em passageiros transportados para Miami

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

A Azul ultrapassou a Latam em passageiros que decolam do Brasil com destino a Miami (Flórida), a principal porta de entrada de brasileiros nos Estados Unidos. A Latam dominava historicamente esse mercado entre os players nacionais, tendo chegado a rivalizar com a American Airlines.

Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no primeiro trimestre deste ano, a Azul registrou 48,8 mil passageiros com destino ao aeroporto de Fort Lauderdale, vizinho a Miami (cerca de 45 km de distância de Miami Beach). É lá que a Azul opera seus voos há anos. A Latam, no mesmo período, registrou 45,6 mil passageiros desembarcados no aeroporto internacional de Miami. A Gol vem numa distante terceira colocação (13,6 mil).

Movimento no terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos
Movimento no terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos - Eduardo Anizelli - 29.out.2021/Folhapress

O panorama é distinto do verificado antes da pandemia. No primeiro trimestre de 2019, a Latam levou mais de 90 mil passageiros com destino a Miami, enquanto a Azul registrava pouco mais de 35 mil. A Latam se recuperou no pós-pandemia e, apesar dos números mais modestos que os verificados antes da crise sanitária, seguia na frente da Azul até o ano passado.

A inversão de posições se deve ao incremento nas viagens. Enquanto a Latam reduziu rotas, a Azul abriu voos de Belém, Manaus e Recife para Fort Lauderdale.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.