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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Futebol do Brasil apanha de 7x1 na disputa por publicidade

Patrocínio para times de futebol ainda representa fatia pequena da publicidade no país

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São Paulo

Levantamento recente da consultoria de marketing Sports Value mostra que os times profissionais de futebol continuam apanhando de 7x1 na comparação com outros países por contratos de publicidade e marketing.

Na MSL, a liga profissional dos EUA, os times faturam mais de US$ 500 milhões por ano com marketing (patrocínio) –quase 17% do mercado publicitário americano. No futebol europeu, como Espanha, França, Itália e Alemanha, esse índice é de 16%. No Brasil, onde o esporte é paixão nacional, representa somente 1,8%.

Hulk veste uma camiseta com listras brancas e pretas e um short preto. Ele está em um campo de futebol com um dos braços levantado. No fundo, a arquibancada aparece desfocada.
O jogador Hulk durante partida do Atlético-MG na Copa Liberatadores - Douglas Magno - 13.abr.22/AFP

"O futebol brasileiro vive um momento de alta poluição visual de marcas patrocinadoras e baixo retorno [em publicidade para a liga]", diz Amir Somoggi, sócio da consultoria.

"Somos um dos maiores mercados de mídia e entretenimento do planeta, mas valores movimentados pelos clubes estão muito abaixo de outros mercados", diz Somoggi.

Para ele, uma das saídas é investir mais em mídia social. No Brasil, o Corinthians é o time que mais despertou para esse potencial. Curiosamente é um dos mais endividados.

As 20 maiores dívidas (em R$ milhões, 2022)

  1. Atlético-MG: R$ 1,5 bilhão
  2. Cruzeiro: R$ 1 bilhão
  3. Corinthians: R$ 910 milhões
  4. Palmeiras: R$ 875,8 milhões
  5. Internacional: R$ 865,7 milhões
  6. Botafogo: R$ 729,5 milhões
  7. Fluminense: R$ 677,5 milhões
  8. Vasco: R$ 664,1 milhões
  9. São Paulo: R$ 586,6 milhões
  10. Santos: R$ 539,9 milhões

Com Diego Felix

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