Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Confiança do consumidor cai pelo 4° mês consecutivo

Monitoramento voltou ao nível "pessimista" pela primeira vez desde outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O índice de confiança do consumidor, monitorado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), voltou a cair pelo quarto mês consecutivo e ficou abaixo dos 100 pontos em maio, nível considerado pessimista.

A última vez que a pesquisa feita com 1.700 famílias ficou no campo do pessimismo foi em outubro. Segundo a associação, houve queda de 1% na comparação com o mês de abril, porém a confiança do consumidor ficou quase 9% maior do que no levantamento de maio de 2022.

Movimentação de consumidores na loja Casas Bahia, em São Paulo
Movimentação de consumidores na loja Casas Bahia, em São Paulo - Danilo Verpa - 11.nov.2022/Folhapress

A ACSP avalia que a queda na motivação do consumidor tenha como principal motivo a redução da atividade econômica no país.

No recorte por regiões, Centro-Oeste, Sul e Sudeste apresentaram diminuição na confiança em relação ao mês passado. O Nordeste ficou estável e a região Norte foi a única com os indicadores positivos.

Entre as classes socioeconômicas, houve um pequeno crescimento da confiança nas classes DE e queda nas classes AB e C. A ACSP afirma que a situação financeira foi indicada como um dos principais pontos de deterioração na percepção das famílias, além da falta de segurança em relação à continuidade no emprego.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.