Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresas viajam com ministro ao exterior para convencê-lo a privatizar Santos

Terminais portuários levam Márcio França para Bélgica; querem mostrar porto público que funciona como privado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, embarca nesta segunda (22) em uma viagem de cinco dias pelos principais portos da Bélgica. A missão foi organizada por terminais portuários brasileiros privados interessados em convencê-lo a tirar a privatização do porto de Santos (SP) do atracadouro.

França suspendeu o processo logo ao assumir o cargo até que o governo avalie melhor o caminho a ser adotado para atrair investimentos ao porto paulista, o maior da América Latina. Sua ideia é manter a autoridade portuária e conceder terminais e serviços à iniciativa privada.

0
Movimento no Tecon Santos, terminal de contêineres da Santos Brasil - 07.out.2021-Eduardo Anizelli/Folhapres

A viagem foi organizada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que reúne 30 empresas de grande portes, 54 portos privados, responsáveis por movimentar 60% da carga portuária brasileira.

A ideia é mostrar ao ministro o padrão de gestão dos portos belgas, que têm flexibilidade de administração similar à de um porto privado.

Entre eles estão os portos de Antuérpia (um dos maiores da Europa), Ghent (um dos maiores portos fluviais do continente), Zeebrugges (importante centro de transporte e logística para cargas).

A comitiva conta com 39 integrantes. Pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) farão parte o diretor-geral, Eduardo Nery, e os diretores Alber Furtado, Caio César Farias Leôncio e Wilson Lima.

Representantes de 16 empresas associadas à entidade também compõem o grupo. São eles: Abdalla Advogados, ArcelorMittal, Cargill, Porto Cotegipe, Deme Goup, DPWorld, Ferroport, Porto Imetame, Porto Itapoá, Jan de Nul, Petrobras, Porto do Açu, Portonove, Porto Sudeste, Suzano, TGPM, Transpetro, Vale e VLI.

Por meio de sua assessoria, o ministro informou que viaja à Bélgica para se reunir com autoridades portuárias e aeroportuárias na Europa.

França confirmou a visita aos portos da Antuérpia, Ghent e Zeebrugges e reafirmou que não há intenção em desestatizar nenhum dos 15 portos públicos administrados pela União.

"Nesses portos, estratégicos para o País, as áreas e serviços portuários serão concedidos à iniciativa privada e suas gestões estão em fase permanente de modernização, preservando a autoridade pública, a exemplo dos principais portos do mundo", disse em nota.

O ministro informou ainda que vai conhecer o St. Anna's Tunnel, túnel abaixo do rio Escalda, construído a 31 metros de profundidade, na Antuérpia.

"Esse é o modelo de túnel imerso que vai concretizar a ligação seca entre Santos e Guarujá, ampliando a segurança e melhorando a performance das operações no maior porto da América Latina."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.