Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu BNDES aeroportos

Governo agora quer manter contrato de Viracopos

Caso seja permitida, repactuação abrirá caminho para nove outros casos de desistência de relicitação nos transportes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em uma reviravolta, o Ministério de Portos e Aeroportos quer restabelecer o contrato de concessão com o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mas enfrenta dificuldades para convencer a área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) de que este é o melhor caminho para a União.

Um dos técnicos avalia ser possível. O outro considera que a legislação determina a caducidade do contrato e a relicitação sempre quando há desistência formal pelo concessionário.

Movimentação no Aeroporto Viracopos em Campinas (SP)
Movimentação no Aeroporto Viracopos em Campinas (SP) - Jardiel Carvalho - 09.jun.2022/Folhapress

No passado, em severas dificuldades financeiras, a empresa Viracopos Aeroportos Brasil apresentou um pedido de desistência da concessão e a União concordou em relicitar o aeroporto.

Mas a empresa saiu da recuperação judicial, vem apresentando lucros, a ponto de antecipar parcelas de financiamentos com o BNDES, além de obter reconhecimento no atendimento.

Outro ponto, segundo a empresa, é que o governo terá de indenizá-la por perdas decorrentes da não entrega de uma área adjacente que serviria para a ampliação do aeroporto e construção de empreendimentos que trariam receita adicional, algo que não ocorreu.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que os terrenos seriam liberados à medida que as desapropriações fossem feitas e que a empresa sabia dessa condição.

Essa discussão foi parar em uma arbitragem cujo resultado, segundo Viracopos, resultaria em uma indenização pelo governo caso o contrato seja desfeito.

Tudo isso levou o Ministério dos Portos e Aeroportos a considerar a desistência da relicitação —a pedido da concessionária— para repactuar o contrato com Viracopos.

O Ministério dos Transportes acompanha o caso com atenção porque, dependendo de seu desfecho, poderá encaminhar outros contratos de relicitação de rodovias para serem repactuados, em vez de serem desfeitos.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.