Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Centrais querem impor salário mínimo reajustado anualmente para aplicativos

Sindicatos e trabalhadores levarão 12 diretrizes ao grupo de trabalho que discute a regulamentação dos serviços de entrega por app

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As centrais sindicais vão propor uma espécie de piso salarial para entregadores de aplicativos reajustado anualmente, além de contrapartidas das empresas em contribuições previdenciárias.

O pleito faz parte de uma lista com 12 diretrizes da CUT, UGT e Força Sindical que será entregue durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado pelo governo Lula para a regulamentação das atividades entre plataformas de delivery, como iFood e Rappi, e de transporte, como a Uber.

Motoboys durante protesto em São Paulo
Motoboys durante protesto em São Paulo - Danilo Verpa - 13.jun.2022/Folhapress

A reunião está marcada para o próximo dia 5.

Além de um piso mensal, as centrais também defendem um vínculo de trabalho, seguindo a legislação atual, em que trabalhadores habituais terão vínculo indeterminado e trabalhadores eventuais serão definidos como autônomos.

Não há acordo sobre esse ponto com os aplicativos e a grande maioria dos entregadores ou motoristas de aplicativos prefere a manutenção da autonomia. Na Uber, por exemplo, mais de 40% já têm registro em carteira e dirigem para complementar a renda.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.