Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Pix Banco Central

Financeiras aproveitam vácuo do BC e internacionalizam Pix

Com operações na Argentina e Paraguai, financeiras já planejam cobertura em todo o Mercosul, EUA e países da Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem uma regulamentação do Banco Central sobre o uso do Pix no exterior, empresas de pagamentos deram a largada para um plano de expansão na América Latina, EUA e Europa.

Desde que implementou o Pix, ainda no início da pandemia, o BC se prepara para difundir o sistema em outros países. O plano, no entanto, segue em banho-maria.

A autarquia diz manter conversas com outros bancos centrais no Uruguai, Peru e Colômbia, mas nada foi acertado até o momento —o que permitiria uma cobertura total nesses países.

Informações sobre o Pix na página do Banco Central - 15.mar.2023-Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Diante disso, grupos privados se adiantaram e estão desbravando o mercado, fechando parcerias com grandes comerciantes em cada país.

No fim do ano passado, o Grupo Rendimento, por exemplo, levou sua plataforma de pagamento via Pix ao Paraguai.

A operação deve chegar à Argentina no próximo dia 26. Uruguai e Chile estarão cobertos a partir de julho.
Com o sistema ativo em lojas cadastradas, os brasileiros conseguem efetuar as compras usando o leitor de QR code do aplicativo do próprio banco.

Na hora do pagamento, o preço final é apresentado já com o valor do câmbio atualizado e o IOF da operação, de 0,38% —valor abaixo dos 6,38% do cartão de crédito.

"O pagamento através de Pix internacional é bastante rápido e eficiente. É bom para o brasileiro porque não tem a necessidade de fazer aquisição de moeda ou andar com dinheiro. Também não existe o custo do cartão de crédito. Acaba saindo mais em conta", diz Luiz Citro, superintendente Comercial do Rendimento.

O banco pretende levar o Pix para França e Inglaterra ainda neste ano. Itália, Espanha e Panamá serão os próximos, mas ainda não têm data definida.

Como mostrou o Painel S.A., a norte-americana Fiserv iniciou neste mês a operação com Pix na Argentina.

A PagBrasil também deve oferecer o serviço na Argentina, Uruguai e EUA.

"A PagBrasil quer estar onde o brasileiro está. Nesses países, a solução estará em pleno funcionamento na temporada de verão 2023/2024, com uma adesão significativa", explica Alex Hoffmann, CEO da companhia.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.