Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras clima

Pará cobra investimento da Petrobras na preservação da Amazônia

Em discurso na Conferência do Clima, governador diz que cheque assinado na mesa ajuda a convencer exploração de petróleo na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador do Pará, Helder Barbalho, cobrou a Petrobras para fazer investimentos na floresta amazônica se quiser facilitar aval para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.

Durante participação no Brazil Climate Summit, em Nova York (EUA), Barbalho disse que a Petrobras deve seguir o exemplo da Noruega, grande produtora de óleo e gás, que investe no Fundo Amazônia.

O governador Helder Barbalho durante evento do governo Lula com outros governadores
O governador Helder Barbalho durante evento do governo Lula com outros governadores - Mauro Pimentel - 09.jan.2023/AFP

Em sua opinião, se a Petrobras incentivasse a preservação do bioma, o poder público poderia criar uma narrativa que não fosse meramente predatória ou exploratória, como o atual embate sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas, e que divide opiniões no governo Lula.

"Coloca na mesa parte do teu lucro, que é fruto, inclusive, das custas de grande parte da sociedade brasileira, que tem pago um combustível altíssimo e tem elevado o custo de vida", disse Barbalho. "Coloca na mesa um cheque e patrocina a transformação e o financiamento de uma nova Amazônia."

O governador também defendeu que a COP 30 (Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas) tenha como pauta principal o financiamento global da preservação da floresta. A capital paraense será a sede do evento em 2025.

Barbalho lembrou que a transição energética foi a pauta da última COP de Sharm el-Sheikh (Egito) e que Dubai vai apresentar a agricultura regenerativa na COP 28 deste ano.

"A agenda que interessa para o Brasil é a floresta, porque é a floresta viva que nos diferencia e nos coloca no patamar de protagonizar a agenda ambiental mundial", disse o governador.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.