Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pet shops levam 3 em 10 consumidores aos shoppings

Quinto serviço mais utilizado nos centros de compras, eles movimentaram R$ 41 bilhões em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mercado de pet shops é um dos que mais atrai consumidores aos shoppings centers do país, segundo pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Nesta segunda (9), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou projeto de lei que propunha a proibição da revenda de gatos, cachorros e aves em estabelecimentos desse tipo.

Nos shoppings brasileiros, os serviços fornecidos por pet shops, como banho e tosa, estão entre os cinco mais utilizados por frequentadores, atrás de caixa eletrônico, agência bancária, casas lotéricas e serviços de estética.

Pelo menos 30% dos consumidores que passeiam pelos centros de compras estão acompanhados de animais de estimação.

Homem lava cachorro de médio porte em um pet shop
Os pets shops são um dos serviços que mais atraem consumidores aos shoppings do país - Lucas Seixas - 13.jul.2023/Folhapress

O perfil do consumidor com pets também é jovem: tem até 29 anos e renda acima de 15 salários mínimos (cerca de 53%).

Segundo os dados, 73% dos frequentadores de shoppings possuem pets em casa, sendo que 83% afirmaram ter cachorro e 42% gatos.

A associação também identificou que as regiões que mais recebem pets nos shoppings são Curitiba (42%), São Paulo (41%), Belo Horizonte e Salvador (38%). Entre as regiões, o percentual mais alto de público que passeia com seus animais é o Nordeste, com 34% –a média nacional é de 30%.

Em 2022, o setor faturou R$ 41 bilhões, crescimento de 17%, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.