Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Deputado quer restringir incentivo a rodeios e exaltar vira-lata caramelo em SP

Proposta defende que eventos com animais têm lucros altos e não devem receber benefícios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo quer proibir a destinação de recursos públicos do governo paulista para entidades promotoras de rodeios ou de eventos similares.

A proposta elaboradora pelo deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil) prevê que esses eventos também não sejam beneficiados com incentivos fiscais ou com a disponibilização de espaço público para a realização.

Na justificativa encaminhada ao Legislativo paulista, Saraiva cita a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, de 1978, e diz que diversos processos judiciais pelo país já entenderam que o Poder Público não deve financiar ou contribuir com a realização desses eventos.

"Entendemos que o estado possui atribuições mais importantes do que a realização de eventos culturais que comumente são patrocinados por entes provados, e que além disso, possuem grandes margens de lucro com sua realização e promoção", escreveu.

Prova de montaria de touros durante rodeio na Festa do Peão de Barretos de 2022 - Joel Silva-20.ago.22/Folhapress

Na última semana, o parlamentar também enviou à Assembleia Legislativa paulista uma proposta de tornar a expressão "vira-lata caramelo" como "de relevante interesse cultural" do estado de São Paulo. O texto defende que a classificação permitirá que o governo crie uma proteção específica a esses cães.

As propostas foram publicadas na edição de sábado (1º) do "Diário Oficial" do estado. Em suas redes sociais, o deputado Rafael Saraiva se apresenta como defensor da proteção dos animais.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.