Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Custo de vida em SP tem nova alta e bate 4,38% até setembro

Levantamento da FecomercioSP mostra que combustíveis e energia são os que mais pesam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O custo de vida na região metropolitana não para de crescer. Em setembro, a alta foi de 0,34% em relação ao mês anterior –resultado que representa uma aceleração do índice. Em agosto, por exemplo, o aumento mensal havia sido de 0,10%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento dos custos na grande São Paulo chegou a 4,38% em setembro. O levantamento é da FecomercioSP.

Imagem mostra prédios residenciais. Embaixo, é possível ver algumas lojas.
Ruas do bairro do Tatuapé, onde a zona residencial é composta por prédios altos e poucas casas, além de comércios de todos os tipos - Adriano Vizoni - 21.jul.23/Folhapress

Os combustíveis foram os que mais pesaram no cálculo, subindo 1,72% em setembro. O diesel e a gasolina lideraram a alta.

Com o aumento de custos em toda a cadeia logística de distribuição, a FecomercioSP cogita ter havido um repasse em cascata dos combustíveis, desde a produção agrícola até o consumidor.

A energia elétrica contribuiu com um pico de 1,3% nos gastos de residências. A entidade, no entanto, considera ter sido um "curto-circuito" do mês, algo que não deve se repetir até o fim do ano.

Julio Wiziack com Diego Felix e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.