Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Brasil terá sistema de monitoramento contra hackers em áreas sensíveis

Startup vai monitorar e desenvolver soluções contra ameaças em energia, transportes, comunicações, óleo e gás e segurança pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Preocupado com ataques e roubos de dados estratégicos, o governo contratou uma startup que fará o monitoramento, em tempo real, de ameaças em energia, transportes, comunicações, óleo e gás e segurança pública.

A ideia é que essa empresa também desenvolva sistemas específicos para setores envolvidos com a segurança nacional.

A tarefa ficará a cargo da Clavis Segurança da Informação, que receberá R$ 16 milhões para concluir um sistema robusto de segurança até 2026.

Usinas nucleares ao lado do mar
Usinas Angra 2 (à esquerda) e Angra 1 (à direita); sistemas sensíveis terão monitoramento contra roubos de dados - 23.jun.2019-Divulgação/Eletronuclear

A companhia foi selecionada em setembro por edital público que envolve diversas áreas da administração pública federal: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Defesa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

No total, os projetos a serem desenvolvidos somam R$ 238 milhões e serão financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para fomentar a inovação na Base Industrial de Defesa (BID).

Esse é o maior volume de subvenção econômica já destinado a este setor estratégico da indústria nacional.

A Clavis colocará sua tecnologia para garantir a segurança dos dados de empresas que realizam atividades estratégicas, como transmissão de energia elétrica, controle de embarcações e tratamento de água.

"Um ciberataque desse tipo começa no meio digital e logo transborda para o mundo físico, trazendo prejuízos concretos que podem colocar em risco a vida de milhões de pessoas", diz Victor Santos, CEO da empresa.

Criada há 18 anos na incubadora de empresas do Parque Tecnológico da UFRJ, a empresa é homologada pelo Ministério da Defesa como "Empresa Estratégica de Defesa (EED).

A companhia desenvolveu dois softwares que hoje contam com o carimbo de "Produto Estratégico de Defesa (PED). São eles: o Octopus SIEM, que centraliza tudo que acontece numa empresa, da entrada na catraca ao acesso à internet, sendo capaz de identificar um ataque em tempo real; e o BART, de gestão contínua, que simula ataques ao sistema das empresas para identificar e corrigir vulnerabilidades.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.