Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Advogado que afastou diretores da Americanas critica demora de auditoria

Criminalista Celso Vilardi defende mais rigor durante investigações empresariais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Celso Vilardi é um dos criminalistas mais famosos do país. Na Lava Jato, passou a advogar para empresas envolvidas em corrupção como forma de preservá-las da quebradeira.

Hoje, ele está por trás das maiores investigações corporativas do país, envolvendo práticas criminosas ou acidentes, como o da barragem da Vale.

Como define seu trabalho?
Defendo a sobrevivência das companhias, um trabalho que chamo de advocacia de crise. Na Americanas, por exemplo, atuo com o escritório BMA.

Homem sorri para a foto
Celso Vilardi é um dos advogados criminalistas mais conhecidos do país - Mathilde Missioneiro - 30.ago.2023/Folhapress

O que garante que a Americanas abrirá tudo para vocês?
No contrato, exijo aprovação do conselho de administração dando liberdade total de atuação, e até de investigação, doa a quem doer.

Esse papel não é do comitê independente?
Sim, mas o comitê costuma demorar. Minha investigação orienta o meu trabalho e é autônoma. Sou favorável à continuidade desses comitês, mas não é possível que não se possa fixar prazos [para eles]. A prorrogação [do prazo] dependeria de um relatório preliminar. Senão, essa investigação corre o risco de ser superada pela das autoridades policiais.

Foi você que pediu o afastamento da diretoria da Vale na época do acidente?
Participei do aconselhamento em casos assim sobre esse assunto em defesa do melhor interesse da companhia. A crise exige atitudes corajosas.

Como afastar pessoas?
Sim. O problema é que isso é visto como um pré-julgamento. Às vezes, você só precisa garantir que o time anterior não vá atrapalhar a investigação.

Também pediram a destituição da diretoria da Americanas?
Houve um fato relevante confirmando isso.

Existe um marco para esse ramo da advocacia?
A Lava Jato. Houve excessos na operação, hoje mal vista, tendo consequências, inclusive, nos acordos de leniência. É fundamental uma legislação para resguardar empresas.

Já tem?
A esperança é que o Congresso nacional module, unificando, ao menos os balcões do estado. É necessária uma lei que fixe parâmetros [para o cálculo do ressarcimento]. Porque, até agora, estamos vivendo a ressaca da Lava Jato.

Como funciona em outros países?
Nos EUA, a SEC [CVM do país] e o DoJ [Departamento de Justiça] podem fazer acordos, mas trabalham em conjunto. Lá se pode cobrar grandes valores, desde que não matem a empresa.


RAIO-X | Celso Vilardi

Formado em Direito e mestre em Direito Processual Penal (PUC-SP), Vilardi publicou diversos artigos e o livro "Aspectos Atuais do Direito do Mercado Financeiro e de Capitais". Na Lava Jato, defendeu Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, entre outras. Integra o Chambers and Partners: Latin America.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.