Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu 5g tecnologia internet

Agência ligada ao governo financia 'trator 5G'

ABDI firma acordo com Anfavea, associação das montadoras, para impulsionar indústria conectada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Anfavea, associação das montadoras, fechou uma parceria com a Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para massificar o uso da tecnologia 5G nas linhas de produção.

O acordo é assinado no momento em que o governo federal instituiu o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que apoia a descarbonização dos veículos brasileiros e o desenvolvimento tecnológico para estimular a competitividade do setor.

Funcionários trabalham na linha de montagem de caminhões da Mercedes, em São Bernardo (SP)
Funcionários trabalham na linha de montagem de caminhões da Mercedes, em São Bernardo (SP) - Eduardo Knapp - 08.jan.2021/Folhapress

Os primeiros projetos serão realizados com veículos agrícolas —tratores, principalmente. CNH, Caterpillar, Mercedes-Benz e AGCO integram o primeiro grupo de fabricantes.

A ideia é usar inteligência artificial e a conexão entre máquinas para transformar as fábricas em "indústrias 4.0".

O investimento será feito pela ABDI, o que reduz o risco para os fabricantes. Caso dê certo, será replicado em veículos de passeio.

Recentemente, a Stellantis, em parceria com a Tim, usou o 5G em Goiana (PE) na linha que produz o Fiat Toro e modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander).

A quinta geração ajudou no desenvolvimento de uma plataforma que monitora a qualidade de cada veículo produzido a partir do cruzamento de informações.

Esses projetos, no entanto, custam caro e envolvem riscos —algo que as montadoras querem evitar ao máximo.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.