Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Com crise, presidente da Petrobras 'vira' Ronaldinho Gaúcho

Jean Paul Prates ganha apelido de petroleiros devido a seus movimentos em campo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A crise entre o governo e a cúpula da Petrobras chegou aos petroleiros que, com dose de humor, passaram a chamar o presidente da estatal, Jean Paul Prates, de Ronaldinho Gaúcho.

Integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) explicam que a alcunha se deve à imprevisibilidade dos seus movimentos em campo.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates - 15.ago.2023-Mauro Pimentel/AFP

Embora Prates seja um político do PT –ele foi senador suplente pelo Rio Grande do Norte– tem sido visto como um executivo que faz movimentos alinhados com o mercado.

A comparação se deve às críticas feitas, recentemente, por integrantes do governo de que a condução da companhia está mais alinhada ao mercado e menos preocupada com a política de preços dos combustíveis.

Lula pretende baratear a gasolina, o diesel, e o querosene de aviação como forma de melhorar sua popularidade e segurar mais a inflação.

Na semana passada, esse embate chegou ao conselho de administração. Representantes do governo decidiram reter o pagamento de dividendos extraordinários, contrariando acionistas minoritários.

Jean Paul afirmou, publicamente, que o adiamento não permitiria que o dinheiro represado fosse utilizado em despesas correntes ou investimentos, como cogitaram assessores de Lula.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.