Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras AGU

Indicado para o conselho da Petrobras é ligado a número 2 de Minas e Energia

Secretário adjunto da Fazenda, Rafael Dubeux é próximo a Arthur Valério, secretário-executivo de Minas e Energia; ambos atuaram junto na AGU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, será o novo integrante do conselho de administração da Petrobras e seu nome foi indicado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) para reduzir a influência do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) na petroleira.

No entanto, Dubeux é muito próximo ao secretário-executivo de Minas e Energia, Arthur Valério. Ambos pertencem aos quadros da AGU (Advocacia-Geral da União) e chegaram a trabalhar juntos na Consultoria Jurídica do Ministério de Ciência e Tecnologia até 2018. Valério, à época, foi chefe de Dubeux.

Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda
Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda - Gabriela Biló - 22.ago.23/Folhapress

No ano passado, o executivo da Fazenda atuou em sintonia com os técnicos de Minas e Energia na elaboração da política de debêntures incentivadas de energia renovável e no Combustível do Futuro, programa que estimula a produção de etanol e outros biocombustíveis.

Segundo relatos, para Silveira, a posição de Dubeux está totalmente alinhada com a pauta da pasta.

Silveira e Prates disputam poder. O ministro já cobrou publicamente que o presidente da petroleira garanta mais empenho da estatal nas agendas da autossuficiência do refino, aumento da oferta do gás e de fertilizantes e na queda do preço do combustível.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.