Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Antes excluídos, bancos do RS atuarão no repasse de recursos a empresas

Com maior cobertura nas áreas afetadas pelas enchentes, Banrisul, BRDE, Badesul e cooperativas poderão operar crédito com recursos federais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de muita pressão, os três bancos estaduais do Rio Grande do Sul —Banrisul, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Badesul— foram habilitados pelo governo federal na intermediação financeira do socorro de R$ 15 bilhões para a reconstrução de empresas do estado.

Inicialmente, somente as instituições federais —Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal— estavam habilitadas no repasse dos recursos subvencionados pela União.

Imagem aérea de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, totalmente alagada
Imagem aérea de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul - Amanda Perobelli - REUTERS

Os recursos serão destinados a empresas afetadas pelas enchentes no estado. As linhas preveem crédito para compra de máquinas e equipamentos, capital de giro, entre outras modalidades.

O presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera, que também preside a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), atuou fortemente junto à Casa Civil para que as instituições financeiras públicas, incluindo as cooperativas, pudessem operar na distribuição do crédito.

Pansera contou também com o aval do ministro Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul).

O principal argumento utilizado foi o de que são justamente as instituições estaduais e de fomento que detêm a maior cobertura no Rio Grande do Sul, com presença nos locais afetados pela enchente.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.