Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inss Governo Lula

Funcionalismo público federal já tem R$ 10 bilhões em fundo de aposentadoria

Com 11 anos de atuação, Funpresp avança em estratégia de ser um dos maiores do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os servidores públicos federais chegaram neste mês à marca de R$ 10 bilhões em patrimônio administrado pelo Funpresp, o fundo de pensão da categoria que já conta com 110 mil beneficiários.

Criada em 2012 no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, a fundação garantiu que o funcionalismo público pudesse se aposentar acima do teto do INSS.

Notas de dois reais estão alinhadas lateralmente
O Funpresp é o fundo de pensão dos servidores públicos - Gabriel Cabral/Folhapress

Em 2015, uma outra legislação instituiu a inscrição automática dos servidores que ganham acima do teto. A permanência, contudo, é opcional.

De acordo com o Funpresp, de cada 100 participantes, 94 optaram por deixar seus recursos da aposentadoria complementar na fundação.

A rentabilidade acumulada desde o início foi de 201,97%, superando o índice de referência IPCA+4%, que acumulou rentabilidade de 191,44%.

Com uma gestão conservadora, o diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, diz que consolidou o Funpresp como uma das maiores entidades de previdência fechada.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.