Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Só 8% das empresas brasileiras incluem talento no valor do salário, diz estudo

Consultoria Mercer diz que valorização de habilidades específicas é chave para reter talento no futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Somente oito em dez empresas no Brasil remuneram os funcionários premiando suas habilidades mais importantes e menos da metade (43%) mapeia os talentos de sua força de trabalho.

É o que mostra o estudo "2023 Skills Snapshot Survey", da Mercer, uma das maiores consultorias de talentos, saúde e investimentos no mundo.

Reunião empresarial
Para a Mercer, fazer o mapeamento de habilidades ajuda empresas a enfrentarem novos desafios - Joseph Mucira por Pixabay

No Brasil, a pesquisa contou com 88 empresas de diversos setores, que empregam de 500 a 50 mil pessoas.

Nesse grupo, 43% das corporações fazem algum tipo de mapeamento de habilidades dos funcionários. Mas, no geral, somente 66% dos cargos são analisados. E somente 8% incluem algum tipo de prêmio no salário por um talento específico do funcionário.

Apenas 3% das empresas utilizam ferramentas de inteligência artificial para identificar habilidades.

"Num momento de plena transformação do mundo do trabalho, mapear e usar skills [conhecimentos específicos do funcionários] será cada vez mais importante para dar conta dos desafios que são formar, reter e atrair talentos, assim como adequar as empresas às necessidades que o futuro do trabalho trará, por exemplo, a cargos e funções", disse Rafael Ricarte, diretor de negócios de carreira da Mercer Brasil.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.