Paula Cesarino Costa

Jornalista, foi secretária de Redação e diretora da Sucursal do Rio. Foi ombudsman da Folha de abril de 2016 até maio de 2019.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paula Cesarino Costa

Mundo novo não tão admirável

Greve prejudica circulação da Folha e mostra fragilidade do jornalismo online

Smartphone sobreposto a páginas de jornal em ilustração de Carvall para a coluna da ombudsman Paula Cesarino Costa
Carvall

A greve de caminhoneiros parou o país, mudou a rotina dos brasileiros e atingiu a relação do leitor com a Folha.

Na capital e na Grande São Paulo, na terça-feira (29), cerca de 30% dos distribuidores do jornal não tiveram condições de cumprir o trabalho, de acordo com a direção da Folha. No restante do país, os exemplares não foram entregues em 70% das rotas terrestres (estados de SP, RJ, MG, PR e cidades de Florianópolis e Campo Grande). A distribuição só foi normalizada na quinta-feira, 31.

Sem o jornal na porta, mas em busca de orientação e entendimento sobre a greve, muitos assinantes tiveram uma nova experiência de leitura, via aplicativos e site da Folha.

Um dos aplicativos é a simples reprodução fac-similar da versão impressa. Permite ler o jornal como se estivesse folheando o papel. O outro é equivalente ao site do jornal. Publica textos e imagens produzidos durante o dia, indo além do noticiário impresso. Todo assinante tem acesso a ambas regularmente. É normal que essas versões tenham sido mais acessadas nos dias da crise.

Considerando a versão fac-similar, persistem as reclamações de leitores em relação à dificuldade de carregar as páginas e de ampliá-las (zoom).

Muitas das opções gráficas do jornal impresso não funcionam ou são de visualização difícil ou prejudicada no computador ou celular. O novo projeto gráfico privilegia a diagramação de páginas duplas, que só funciona no papel.

O leitor Marcelo Martins exemplificou: "Acho bacana quando a Folha testa novos formatos de editar matérias. A capa da ilustrada de 23/5 foi um belo exemplo. A fita cassete e o texto editado ao lado. Uma beleza —se você está com o jornal impresso. Se é um leitor do jornal no computador, posso adiantar que não é muito prático virar o seu notebook lateralmente. Também acho pouco viável ter um torcicolo para ler a bela matéria. O jornal fala tanto de sua edição digital, mas ainda pensa apenas para os leitores do papel."

Outro exemplo criticado por leitores foi o fato de que quem buscava notícias da greve no aplicativo da versão impressa só encontrava o noticiário depois de folhear todo o jornal. O caderno Mercado aparecia só depois da Ilustrada.

A dimensão da paralisação e a necessidade de dar muitas informações a todo minuto obrigaram a Folha a optar por uma modalidade de cobertura conhecida como live blog —identificada no site como Ao vivo. Trata-se do relato em tempo real de acontecimentos, por meio de publicações curtas e constantes.

Segundo o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, o Ao Vivo ficou no ar oito dias ininterruptamente, entre 24 e 31 de maio, com equipes deslocadas para madrugada na Redação e na rua. "O recurso editorial tem como objetivo publicar pílulas, extratos de reportagens e de colunas para que o leitor navegue por elas e tenha um panorama do que ocorre em uma cobertura com várias frentes. Em 182 horas no ar, foram 879 postagens. O serviço foi alimentado por toda a Redação e teve como foco a produção digital e a prestação de serviço em tempo real", disse.

A Folha registrou uma audiência excelente nos dias de greve, afirmou o editor-executivo. "Quando há notícia importante, inesperada, de impacto, os internautas correm para o site do jornal. Não foi diferente desta vez: eram pessoas que queriam o noticiário mais quente, mas também serviço, análise e interpretação. Fechamos maio com 35,9 milhões de UV (usuários únicos). No mês, foram 243 milhões de visualizações de páginas, superando abril, mês da prisão do ex-presidente Lula. Boa parte dos acessos foi direcionada para o Ao Vivo, serviço relevante que a Folha oferece em situações como a da semana passada".

Se essa modalidade tem a vantagem de agilizar o noticiário com a publicação imediata das notícias produzidas, a frequência e o volume de texto dificultam a hierarquização e a compreensão do panorama geral dos acontecimentos. Não raro o conjunto das publicações ao vivo resulta em uma sucessão de reportagens desarticuladas, sem que exista uma tentativa de ligar os fatos.

A introdução da cobertura com texto que apresenta o tema, mas não necessariamente destaca o mais importante, gera ruído na leitura de quem está acostumado à hierarquização clássica das informações.

Na última segunda-feira, por exemplo, o texto de abertura começava com uma notícia de domingo à noite e assim ficou por muito tempo.

A pressa com que os textos são frequentemente redigidos transparece no resultado final: contêm erros, carecem de linha de narrativa e são desiguais na qualidade da apuração, no enfoque e na redação.

A longa paralisação dos caminhoneiros levou a experiência da cobertura ao vivo ao extremo, iluminou suas dificuldades e lançou imensos desafios.

Um mundo novo se estende aos leitores do jornal, mas ainda está longe de ser admirável.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.