Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu The New York Times

Adoeça, vá à falência e morra

Sem John McCain e com o controle do Congresso, republicanos revogarão o Obamacare

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Sejamos honestos: apesar de sua reputação como sujeito independente, John McCain passou a maior parte de seus dez anos finais de vida se comportando como um republicano muito ortodoxo, e seguindo a linha de seu partido por mais irresponsável que fosse. Basta recordar que no passado ele apoiava medidas de combate à mudança do clima, uma posição que veio a abandonar.

Mas ele se redimiu por boa parte de seu histórico com uma ação: foi ele que pronunciou o voto decisivo contra as tentativas do Partido Republicano para revogar a Lei de Acesso à Saúde. Bastou esse único "não" para salvar os serviços de saúde de dezenas de milhões de americanos –pelo menos por algum tempo.

Mas agora McCain se foi, e com ele, pelo menos até onde sabemos, o único republicado dotado de espinha dorsal, no Congresso. Como resultado, se os republicanos mantiverem seu controle do Congresso em novembro, eles revogarão o Obamacare. Isso não é palpite: é uma promessa explícita feita pelo vice-presidente Mike Pence na semana passada.

Mas e quanto aos problemas que torpedearam o esforço de revogação em 2017? Os republicanos certamente passaram os últimos 12 meses redesenhando suas propostas de política pública, buscando maneiras de derrubar a Lei de Acesso à Saúde sem prejudicar os americanos comuns, especialmente os que sofrem de problemas médicos preexistentes. Certo?

Veja só, fiz uma piada.

Os republicanos evidentemente não repensaram suas ideias sobre a saúde (ou, aliás, sobre qualquer outra coisa). Em, parte isso acontece porque o Partido Republicano moderno não analisa políticas públicas. Os democratas têm uma rede de instituições de pesquisa e de especialistas independentes simpáticos às suas causas que estudam dados concretos, tentam desenvolver soluções para problemas reais e às vezes afetam, propostas legislativas reais.

Os republicanos não têm estrutura comparável. Os "especialistas" amestrados pelo partido basicamente dizem o que quer que seus mestres políticos desejem.

No caso do sistema de saúde, porém, existe um problema ainda mais profundo. O Partido Republicano não propõe uma alternativa ao Obamacare porque não existe alternativa. Em particular, se você deseja preservar a proteção a pessoas com problemas de saúde preexistentes –a questão de saúde que mais importa aos eleitores, entre os quais metade dos republicanos–, o Obamacare é a política mais conservadora para fazê-lo. A alternativa seria a extensão do programa federal de saúde Medicare a todos os cidadãos, e isso seria uma virada considerável para a esquerda, e não para a direita, do espectro político.

Os economistas que estudam questões de saúde explicaram esse ponto inúmeras vezes ao longo dos anos, mas é sempre difícil fazer com que alguém compreenda alguma coisa quando o salário dele depende de que não a compreenda. Ainda assim, permita-me tentar. De novo.

Se você quer que os operadores privados de planos de saúde ofereçam cobertura a pessoas com problemas de saúde preexistentes, é preciso proibir a discriminação baseada em históricos médicos. Mas isso não basta, por si, porque se as mensalidades de planos de saúde forem iguais para todos, as pessoas que assinarem tenderão a ser mais doentes que as pessoas que não assinarem, o que cria um pool de risco desfavorável e força a cobrança de mensalidades altas. Foi esse o caso em Nova York, onde as mensalidades dos planos de saúde individuais eram muito altas antes da Lei de Acesso à Saúde –e imediatamente caíram à metade quando o Obamacare entrou em vigor.

Pois o que o Obamacare fez foi oferecer incentivos para que pessoas saudáveis assinassem planos de saúde. De um lado havia uma penalidade para aqueles que optassem por não ter seguro-saúde (o chamado mandato individual). Por outro, havia subsídios concebidos de forma a limitar o dispêndio em planos de saúde como proporção da renda. Os republicanos tentaram sabotar o sistema de saúde ao eliminar o mandato individual, e conseguiram forçar uma alta nas mensalidades; mas o sistema sobrevive graças aos subsídios.

O ponto, uma vez mais, é que o Obamacare é a opção mais conservadora para a cobertura de problemas de saúde preexistentes, e se os republicanos realmente se preocupassem com os milhões de americanos que vivem nessa situação, apoiariam e tentariam até expandir a Lei de Acesso à Saúde.

Mas em lugar disso eles vão destrui-la, se preservarem suas maiorias daqui a dois meses. Mas a cobertura a problemas de saúde preexistentes é popular; portanto, eles estão fingindo que a preservarão, enquanto oferecem propostas que garantem o oposto.

Por que eles imaginam que conseguirão levar a cabo uma fraude assim escancarada? (Porque é exatamente disso que se trata.) Eles acham que os eleitores são burros?

Bem, sim. Em comícios recentes, Donald Trump vem declarando que os democratas querem "saquear o Medicare para pagar pelo socialismo".

Mas o alvo mais importante é a mídia noticiosa, muitos membros da qual ainda não aprenderam a lidar com a má fé permanente do conservadorismo moderno.

Quando, por exemplo, alguém como o senador Dean Heller, de Nevada, copatrocina um projeto de lei que finge que protegerá as pessoas com problemas de saúde preexistentes mas na verdade não o faz, a imprensa diz que "Heller anuncia plano para proteger americanos com problemas de saúde preexistentes", e o ponto chave da notícia –o fato de que a proposta não o faz– fica escondido no 17º parágrafo.

Ou ainda melhor, desse ponto de vista, é que o 17º parágrafo afirma que "alguns democratas" veem a proposta como fraude, mas os republicanos discordam. Peso igual para os dois lados, sabe?

Assim, se você é americano e tem um problema de saúde preexistente, ou teme que isso possa acontecer no futuro, é importante que veja a realidade com clareza: os republicanos querem destruir seus serviços de saúde. Se eles mantiverem suas maiorias em novembro, os planos de saúde a preço acessível –ou talvez a qualquer preço– desaparecerão em poucos meses.
 
Tradução de PAULO MIGLIACCI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.