Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu Coronavírus

Republicanos acrescentam insultos à doença

Cobiça, germes e a arte de não fazer acordos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você quiser um resumo rápido da situação do jogo sobre a legislação do estímulo fiscal, aqui está: os republicanos insistem que devemos combater uma peste com economia a conta-gotas e capitalismo entre amigos. Os democratas, por algum motivo, não concordam e pensam que devemos nos concentrar em ajudar diretamente os americanos necessitados.

E se a legislação estagnar, como parece estar quando escrevo isto (embora as coisas mudem depressa em tempos de Covid), é porque Mitch McConnell, o líder da maioria no Senado, está mantendo todos os americanos reféns na tentativa de chantagear os democratas a darem a Donald Trump uma verba para fins imprecisos de US$ 500 bilhões.

Presidente dos EUA Donald Trump
O presidente americano, Donald Trump - Brendan Smialowski / AFP

Primeiro, vamos falar sobre a natureza da crise econômica que enfrentamos. No pior ponto da recessão de 2007-2009, os EUA perdiam cerca de 800 mil empregos por mês. Neste momento, provavelmente estamos perdendo vários milhões de empregos por semana.

O que está causando essas perdas de emprego? Até agora, não é o que geralmente acontece em uma recessão, quando as empresas demitem trabalhadores porque os consumidores não estão gastando o suficiente. O que estamos vendo são os efeitos do distanciamento social: restaurantes, locais de lazer e muitos outros estabelecimentos foram fechados para limitar a propagação do coronavírus.

E nós não podemos nem devemos trazer esses empregos de volta até que a pandemia desapareça. O que isso nos diz é que, neste momento, nossa maior prioridade não é a criação de empregos, é o alívio do desastre: dar às famílias e pequenas empresas que perderam sua renda dinheiro suficiente para suprir as necessidades enquanto durar o isolamento. Ah, e fornecer ajuda generosa a hospitais, clínicas e outros prestadores de tratamentos de saúde neste momento de estresse incrível.

Agora, enquanto o distanciamento social está conduzindo à destruição do emprego, haverá eventualmente uma segunda rodada mais convencional de perda de empregos, à medida que famílias e empresas em dificuldades reduzirem os gastos. Portanto, há também um argumento para estímulos que sustentem os gastos gerais --embora ajudar os americanos necessitados forneça a maior parte desse estímulo, ao também ajudá-los a continuar gastando.

Então, o que há no projeto de estímulo que McConnell está tentando impor ao Senado? Ele fornece a contragosto parte, mas apenas parte, da ajuda de que os americanos em dificuldades precisam.

Engraçado, não é, como ajudar os americanos comuns sempre é enquadrado como uma "demanda democrática"? E mesmo aí a legislação inclui pílulas de veneno, como uma disposição que negaria ajuda a muitas instituições sem fins lucrativos, como casas de repouso e residências para deficientes.

Mas também inclui um fundo liberal de US$ 500 bilhões para empresas que o governo Trump poderia alocar a seu critério, basicamente sem supervisão. Esta não é apenas uma política terrível; é um insulto à nossa inteligência.

Afinal, seria difícil justificar dar a qualquer governo esse tipo de poder para recompensar seus amigos e punir os que considera inimigos. É quase inconcebível que alguém propusesse dar essa autoridade ao governo Trump.

Lembre-se, nós tivemos mais de três anos para observar este governo em ação. Vimos Trump recusar-se a revelar qualquer coisa sobre seus interesses financeiros, em meio a abundantes evidências de que ele está lucrando às custas do público. A guerra comercial de Trump tem sido notável pelo modo como as empresas favorecidas de alguma forma recebem isenção de tarifas, enquanto outras não as conseguem. E enquanto você lê isto Trump está se recusando a usar sua autoridade para exigir a produção de equipamento médico essencial.

Assim, seria totalmente atípico este governo alocar enormes quantias com justiça e no interesse público.

Afora o nepotismo, há também a questão da competência. Por que você daria um vasto poder discricionário a uma equipe que bloqueou totalmente a reação ao coronavírus porque Trump não queria ouvir más notícias? Por que você colocaria os esforços econômicos para a recuperação nas mãos de pessoas que semanas atrás nos garantiam que o vírus estava contido e a economia "se mantinha muito bem"?

Afinal, acabamos de ter um teste definitivo da premissa subjacente do fundo indefinido de McConnell --que se você der às corporações dinheiro sem controles elas o usarão em benefício dos trabalhadores e da economia como um todo. Em 2017, os republicanos aprovaram um enorme corte de impostos para empresas, que eles garantiram que levaria a salários mais altos e um investimento crescente das empresas.

Nada disso aconteceu; ao contrário, as corporações basicamente usaram o dinheiro para recomprar suas ações. Por que desta vez seria diferente?

Enquanto escrevo isto, os republicanos reclamam que os democratas estão sabotando a economia ao se recusarem a aprovar o projeto de McConnell --o que é um pouco risível para os que se lembram da oposição de terra arrasada dos republicanos a tudo o que Barack Obama propunha. Mas em todo caso, se McConnell realmente quiser ação, ele poderia consegui-la facilmente abandonando seu pedido de um caixa dois controlado por Trump ou aprovando o projeto de estímulo que os deputados democratas provavelmente apresentarão muito em breve.

E talvez isso aconteça dentro de alguns dias. Como eu disse, hoje estamos vivendo em tempos de Covid. Mas neste momento os republicanos parecem decididos a explorar uma crise que seu próprio presidente ajudou a criar com sua recusa a levar a sério a pandemia.



Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.