Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Hallal
Descrição de chapéu universidade

O retorno às aulas presenciais nas universidades públicas é urgente

Sempre dissemos que os governantes e a população deveriam ouvir a ciência; agora é hora de as universidades ouvirem a ciência e retomarem as aulas presenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante a pandemia de Covid-19, as universidades passaram meses sem aulas presenciais, num esforço para auxiliar no combate ao coronavírus. O ensino foi adaptado para um modelo remoto.

Mas as universidades fizeram muito mais do que isso...

Quando faltava álcool gel no país, as universidades se mobilizaram e produziram álcool gel para auxiliar o Sistema Único de Saúde e as populações mais carentes.

Cadeiras de madeira em uma sala de aula.
Cadeiras em uma sala de aula da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - Karime Xavier - 11.ago.2020/Folhapress

Muitos hospitais universitários serviram de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19.

As universidades brasileiras produziram quantidades enormes de máscaras e as distribuíram para o Sistema Único de Saúde e para as populações mais carentes.

As universidades brasileiras conduziram pesquisas científicas sobre vacinas, sobre medicamentos, sobre disseminação do vírus, sobre todos os assuntos relevantes para a melhor compreensão do coronavírus.

Durante essa pandemia, muitos de nós, servidores das universidades públicas brasileiras, travamos uma batalha gigantesca contra aqueles que insistem em atacar a ciência e as universidades.

Durante essa pandemia, colocamos nossas vidas em risco para defender que a ciência e a educação são patrimônios do povo brasileiro e, portanto, devem ser valorizadas e financiadas adequadamente.

Durante essa pandemia, dialogamos diariamente com a população por meio da mídia e das redes sociais, rompendo com os muros que separavam a população brasileira das universidades.

Agora é hora de retomar as atividades, colocar o calendário em dia, e olhar para frente. As universidades se aproximaram da população como nunca nessa pandemia. A população brasileira está pronta para defender as universidades na próxima vez que forem anunciados cortes de recursos. A população brasileira está pronta para lutar ao lado dos professores e professoras por salários mais justos. A população está pronta para defender as universidades porque vai sempre lembrar que, quando mais precisou delas, as universidades estiveram ao lado da população para enfrentar o coronavírus.

Exatamente por esses motivos, é equivocada a postura de algumas universidades de não terem retomado as atividades presenciais ainda, e beira o ridículo a postura de algumas delas de planejarem manter o ensino remoto no primeiro semestre de 2022. Não há qualquer razão científica para as universidades manterem o ensino remoto no ano que vem. Houve oferta de vacina para todos os servidores e estudantes das universidades. Houve tempo para as universidades se prepararem para essa retomada. Ao manterem as aulas remotas, os professores e professoras das universidades dão um péssimo exemplo para a população brasileira.

Sempre dissemos que os governantes e a população deveriam ouvir a ciência. Agora é hora de as universidades ouvirem a ciência e retomarem as aulas presenciais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.