Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

Como as novas regras do FGTS podem afetar os incentivos no mercado de trabalho?

Alterações de longo prazo darão maior flexibilidade ao trabalhador para mexer em seu saldo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há algumas semanas o governo federal anunciou que fará mudanças nas regras do FGTS. De imediato, todas as contas terão liberação de R$ 500, com o que se pretende dar um fôlego à demanda de curto prazo. Mas há alterações de longo prazo, que darão mais flexibilidade ao trabalhador para mexer em seu saldo, além de aumentar a remuneração.

Essas mudanças são bem-vindas. Hoje, o dinheiro do trabalhador é depositado compulsoriamente em contas que ele tem pouca liberdade para movimentar e cuja remuneração é baixa. Por essa poupança obrigatória, o governo remunera o trabalhador a uma taxa mais baixa do que aquela paga a seus credores.

No fim das contas, o FGTS funciona como um imposto escondido sobre a renda do trabalho.

As mudanças corrigem em parte esses problemas, ao dar ao trabalhador a opção de realizar saques parciais uma vez por ano (o chamado “saque-aniversário”) e aumentar a remuneração. O governo indicou que a taxa de juros paga pelo dinheiro depositado no FGTS será próxima à obtida no Tesouro Direto.

O governo sinalizou ainda que as mudanças ajudariam a aliviar distorções sobre o mercado de trabalho induzidas pelo FGTS, em particular a elevada rotatividade observada no Brasil. O trabalhador tende a passar pouco tempo em cada emprego, dificultando a acumulação de capital humano específico à firma e os ganhos de produtividade correspondentes.

O argumento do governo tem fundamento teórico. Quanto mais tempo o trabalhador passa na empresa, mais seu saldo se acumula. Por conta da baixa remuneração do FGTS, há cada vez mais incentivo a retirar esse dinheiro, o que pode ser feito apenas em algumas oportunidades – como a demissão sem justa causa. Isso pode incentivar trabalhadores a buscar essa opção, fazendo, por exemplo, pouco esforço para ganhar produtividade.

A baixa remuneração do FGTS, dessa forma, afeta incentivos dos trabalhadores no sentido de interromper seus vínculos precocemente e dificultar o aumento de sua produtividade dentro da empresa. Com as mudanças propostas para aumentar a remuneração, esse efeito tende a se enfraquecer, ajudando a diminuir as distorções no mercado de trabalho.

O desejo ou necessidade de acessar os recursos depositados podem também compelir trabalhadores a buscar uma demissão sem justa causa. Isso pode ser particularmente atrativo para pessoas endividadas. Afinal, por conta do elevado spread bancário, indivíduos pagam juros bastante altos em suas dívidas – seria uma excelente alternativa utilizar o saldo do FGTS para abater essas dívidas, reduzindo o custo dos juros pagos.

As mudanças propostas também aliviam essa margem de distorção, ao dar mais liberdade ao indivíduo para mexer em seu saldo, por meio da opção do saque-aniversário. Além disso, o governo pretende criar instrumentos financeiros que permitam às pessoas utilizarem os valores do saque-aniversário como garantia em empréstimos, o que lhes possibilitaria conseguir juros menores para suas dívidas. Tudo isso torna menos custoso “poupar” no FGTS, reduzindo a tentação de ter acesso aos recursos pela via da demissão.

As alterações propostas, assim, vão na direção correta de reduzir os incentivos à alta rotatividade e baixa acumulação de capital humano específico à firma. 

Apesar de certamente melhorar a situação, o desenho do FGTS ainda tenderá a estimular a rotatividade, pois afeta os incentivos do empregador a interromper os vínculos precocemente. Caso o empregador decida demitir um funcionário sem justa causa, ele precisa pagar uma multa correspondente a 40% do que foi depositado na conta do trabalhador no FGTS ao longo do tempo – e essa regra não mudará.

Isso implica que, quanto mais tempo o trabalhador permanece em seu emprego, maior o saldo acumulado e maior a multa em caso de demissão sem justa causa. Empregadores, antevendo esse cenário, podem de fato preferir antecipar o fim de vínculos, de modo a evitar um pagamento de uma multa muito alta.

Adicionalmente, quanto maior a multa em caso de demissão, menor o custo do desemprego para o trabalhador. Assim, à medida que o tempo passa, o patrão tem cada vez menos opções para incentivar esforço, na medida em que a ameaça de demissão passa a ser cada vez menos penosa para o empregado.

Como não haverá alterações na multa do FGTS, essas distorções não desaparecerão.
Sem dúvida as mudanças no FGTS são bem-vindas, pois diminuem o imposto escondido sobre o trabalhador originado pelo FGTS. Devem ainda reduzir as distorções de longo prazo no mercado de trabalho, que contribuem para elevar a rotatividade e reduzir ganhos de produtividade – ainda que não eliminem completamente o problema.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do afirmado em versão anterior deste texto, a legislação para fins rescisórios não será alterada. A multa de 40% --paga pelo empregador ao trabalhador no momento da rescisão-- permanece sendo calculada com base em  todo o valor depositado no Fundo, independente da opção pelo saque-aniversário.  

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.