Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

Responsabilidade social e ambiental atrai trabalhadores e investidores

O segredo disso passa por trabalhadores e investidores que valorizem essas características

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Responsabilidade social e ambiental não é incompatível com lucratividade, muito embora, em geral, aumente os custos das empresas no curto prazo. O segredo disso passa por trabalhadores e investidores que valorizem essas características.

Os economistas Daniel Hedblom, Brent Hickman e John List avaliaram o impacto da divulgação de iniciativas de uma empresa em benefício da comunidade local sobre a disposição de pessoas em aceitar uma oferta para realizar um trabalho online.

Eles encontraram que há um aumento de 24% nessa disposição quando ações desse tipo são divulgadas. Assim, a empresa não precisaria aumentar salários para atrair trabalhadores —bastaria ser socialmente responsável e divulgar suas ações.

Os economistas Samuel Hartzmark e Abigail Sussman estudaram o comportamento dos investidores. Em março de 2016, mais de 20 mil fundos foram ranqueados pela Morningstar, uma gigante da análise de fundos, de acordo com o conceito de “sustentabilidade”.

Fundos que investiam em empresas tidas como sustentáveis foram bem classificados e receberam um selo de qualidade. Por outro lado, fundos que investiam em empresas tidas como não sustentáveis foram mal classificados. Os autores então olharam para o que aconteceu com o fluxo de investimento dos fundos a partir do início da classificação. O resultado foi claríssimo: os fundos sustentáveis começaram a receber recursos (ganharam 4% de patrimônio em 1 ano) e os não sustentáveis a perder (perderam 6% de patrimônio em 1 ano).

Ou seja, parece que trabalhadores e investidores já estão sensíveis a questões de responsabilidade social e ambiental. E a tendência é que essa preocupação aumente. Bom para o mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.