PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Liga dos Campeões 2021 - 2022

Champions mostra que problema do Brasil não é falta de grandes jogadores

País precisa fazer seu campeonato mais relevante, mas não lhe falta talento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dos 456 jogadores da terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, 47 são brasileiros (10,3%). Mais do que os 37 espanhóis, 33 portugueses, 28 franceses, 27 ingleses, 24 alemães e holandeses e 19 italianos.

Outra vez, o Brasil foi a nacionalidade mais escalada, embora nenhum time daqui jogue a Champions League. Há três times de Portugal, um da Holanda, quatro de Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha.

A lista não inclui naturalizados, como Pepe, Matheus Nunes e Otávio, agora portugueses, Jorginho, italiano de Santa Catarina, e Marlos, ucraniano do Paraná.

Cada vez mais o Brasil perde jogadores para outras seleções. Também é mais frequente discutir se os nascidos do lado de cá do Atlântico têm protagonismo na Europa, porque só Neymar parece ser do nível de Messi e Cristiano Ronaldo.

A rodada da Liga dos Campeões serve para debater essa tese. Os jovens Vinicius Junior e Rodrygo, autores de três dos cinco gols do Real Madrid na goleada sobre o Shakhtar, são coadjuvantes de Benzema e ajudam a refletir sobre o atual papel dos brasileiros na elite do jogo.

Rodrygo e Vinicius Junior vibram na vitória do Real - Gleb Garanich - 19.out.21/Reuters

Há três anos, o centroavante francês era o coadjuvante de Cristiano Ronaldo, amado pelos treinadores, detestado pelos críticos. Benzema é artilheiro e líder de assistências do Campeonato Espanhol, com nove gols. Esperança merengue no clássico contra o Barcelona, neste domingo (24), ele marcou duas vezes na Liga dos Campeões, torneio em que também deu um passe decisivo.

Seu coadjuvante de luxo é Vinicius Junior, 21 anos, sete gols e três assistências na temporada.

Pela seleção, Vinicius tem seis atuações, nenhum gol, foi escalado fora de posição e goza do respeito da comissão técnica. É visto como um diamante a ser lapidado, por ser ainda mais jovem do que meninos que têm deslanchado mais rapidamente com Tite, como Antony (21), Raphinha (24) ou Militão (23).

A Liga dos Campeões expõe brasileiros de todos os tipos. Craques, como Neymar, ausente na rodada por lesão; candidatos a protagonistas, como Vinicius Junior e Rodrygo; zagueiros brilhantes, como Thiago Silva, do Chelsea; reservas, como Everton Cebolinha, do Benfica; trabalhadores, como o lateral Fernando Costanza, ex-Botafogo, hoje no Sheriff, da Moldávia; ou os que preferem mudar de nacionalidade, como os novos convocados da seleção portuguesa, Otávio e Matheus Nunes.

Parece justo pensar que não revelamos mais Romário e Ronaldo. Não convém esquecer que, depois de Messi e Cristiano Ronaldo, os melhores do mundo eleitos pela Fifa foram Modric e Lewandowski, estrelas de classes diferentes do argentino e do português.

O Brasil precisa fazer seu campeonato ser mais relevante, necessita voltar a ser campeão mundial, ser novamente um centro de cultura do futebol. Mas uma coisa não falta: talento.

Antony é um dos muitos brasileiros talentosos na Europa - Clays Fisker - 19.out.21/AFP

Impressiona olhar a França com Mbappé, Pogba, Benzema e Griezmann. Tite não parece ter quatro tão decisivos quanto Didier Deschamps. Ou dois, como a Bélgica de Lukaku e De Bruyne.

Pode ser questão de tempo. A um ano do penta, o Brasil perdeu para Honduras e o debate era sobre a falta de jogadores extraclasse. É ridículo lembrar disso, 20 anos depois de ganhar a Copa do Mundo com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Vinicius Junior e Rodrygo podem passar de coadjuvantes a protagonistas tão rapidamente quanto Benzema conseguiu, depois de sair da sombra de Cristiano Ronaldo. A Liga dos Campeões nos mostrou, outra vez nesta semana, que o problema do Brasil não é a falta de grandes jogadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.