PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Tite propõe a estreia mais ofensiva desde Telê em 1982

Técnico precisou evoluir muito nas estratégias de ataque desde que chegou à seleção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornalista e escritor inglês Jonathan Wilson, autor de "A Pirâmide Invertida" e "Atrás das Cortinas", sobre as histórias táticas e do futebol do Leste Europeu, entende que o Brasil era um pioneiro em estratégias de ataque.

Mesmo que se admita que o jogo era mais individual e o talento resolvia mais antes de haver menos espaço, o gol de Carlos Alberto em 1970, a obra coletiva mais perfeita da história das Copas, revela que Wilson está certo.

Tostão desarmou, Clodoaldo driblou, Rivellino lançou, Jairzinho deslocou-se para a esquerda e atraiu o lateral Facchetti, seu implacável marcador individual. O movimento abriu o corredor para Carlos Alberto receber o passe de Pelé.

A escalação de Vinicius Junior é reveladora não apenas da ousadia da seleção de Tite, antes impiedosamente apelidado Empa-Tite. Mostra atenção à necessidade de usar estratégias de ataque para abrir o que se imagina ser um cadeado defensivo da Sérvia.

Os sérvios serão perigosos e agressivos na transição, ao recuperar a bola e atacar os espaços laterais, com passes de Milinkovic-Savic, escapadas de Zivkovic, o ala direito, e Kostic, na esquerda. Ter cuidado com os contra-ataques também exige inteligência para abrir espaços quando tiver a bola, exigência que o futebol mundial ainda faz ao Brasil.

Campinho do PVC mostra esquema tático para o jogo Brasil x Sérvia, que acontece no dia 25.nov.2022
Folhapress

A Copa exige de Tite mais do que o Mundial de Clubes exigiu, porque num Chelsea x Corinthians, os ingleses atacam e os brasileiros defendem. Globalizado, o jogo criou essa inversão de valores entre Europa e América do Sul.

Nas seleções, não. Então, Tite precisou evoluir muito nas estratégias ofensivas desde que chegou à seleção, em 2016. Ele é um técnico melhor do que há seis anos, o que não garante sucesso na Copa.

Lembre-se que os sérvios mandaram Portugal para a repescagem nas eliminatórias da Europa e os suíços fizeram o mesmo com a Itália, ausente pelo segundo Mundial seguido. O grupo do Brasil não é fácil.

Daí ser importante notar a atenção dada ao estudo e à tentativa de criar problemas para os adversários, em vez de proteger-se de suas qualidades.

Neymar, de frente, e Vinicius Junior, de costas, se abraçam em jogo da seleção
Tite aposta em Neymar e Vinicius Junior para abrir espaço na defesa sérvia - Ricardo Moraes - 24.mar.22/Reuters

De todos os campeões mundiais, o Brasil é o invicto há mais tempo em estreias, desde 1934. Nesta semana, a Argentina perdeu da Arábia Saudita e a Alemanha para o Japão; em 2014, a Espanha caiu para a Holanda, o Uruguai para a Costa Rica e a Inglaterra para a Itália; a França para o Senegal em 2002, a Itália contra a Irlanda em 1994.

A mesma mão que acaricia fere e sai furtiva. O retrospecto anima e aprisiona. O Brasil não lida bem com a derrota e trata sempre como vexame. Imagine a Alemanha eliminada pela Coreia do Sul, em último lugar numa chave com México e Suécia, há quatro anos.

A Sérvia não deve ter Mitrovic. Vlahovic atacará com Jovic, mais dois alas precisos. A defesa é segura. Razões de sobra para estudá-los.

Por isso, Tite escala Vinicius Junior e propõe a estreia mais ofensiva desde o Brasil de Telê, em 1982.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.