PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Os muros do vestiário da França na Copa do Mundo

Ausência de Benzema é lamentada, mas pode ter resolvido crise de liderança com Mbappé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A França entra em campo nesta terça-feira (22) contra a Austrália, para defender seu título mundial, apenas três dias depois do anúncio da lesão muscular de Benzema. Há dois lados desse drama.

Lamentam o técnico Didier Deschamps e a torcida a ausência do recém-eleito melhor jogador do planeta. O jornal L’Equipe apresenta uma visão diferente, ao lembrar que há suposta crise de liderança no vestiário desde o retorno do craque do Real Madrid à seleção. Os repórteres Hugo Delom e Damien Degorre contam que um líder do vestiário afirma: "Agora temos um time de soldados em torno de Kylian [Mbappé]".

Impressiona perceber como a França perde cinco referências e continua tendo jogadores especiais. Saem Benzema, Pogba, Kanté, Kimpembe e Nkunku. Ficam Mbappé, Dembélé, Griezmann, Camavinga, Tchouaméni e Upamecano.

Há uma razão para esse sucesso que vem desde a década de 1990. Gerações de jogadores passaram pelo centro de formação de Clairefontaine, idealizado por Gérard Houiller. O treinador foi campeão da Copa da Uefa pelo Liverpool, em 2001, e desclassificado com a França nas eliminatórias para a Copa de 1994, sofrendo duas derrotas para Israel e Bulgária, quando tinha a vaga quase assegurada.

Passaram por Clairefontaine gerações de Thierry Henry a Marcus Thuram, filho do zagueiro campeão de 1998 Lilian Thuram. Mbappé esteve em Clairefontaine entre 2011 e 2013, dois anos antes de estrear no Monaco II. Seu irmão mais novo, Ethan, tem 15 anos e não foi ao centro de formação da federação por escolha da família. Preferiu fazer seu aprendizado em Paris.

Aprendizado. A França aprendeu a jogar futebol na escola. Em parte, é verdade, porque não se ensina a ser craque.

É impressionante como franceses e brasileiros são maioria em quase todas as rodadas da Liga dos Campeões. A França por formar jogadores na academia, o Brasil por extrair da quantidade da população a qualidade que se espalha pelo planeta.

Mbappé não é emblema apenas do craque lapidado na universidade. É também símbolo da França multifacetada exposta no velho filme "Entre os Muros da Escola", de Laurent Cantet, em que um professor lida com a falta de educação e os conflitos étnicos dentro de uma sala de aula.

Mbappé é um negro de Bondy, subúrbio norte de Paris, relativamente perto de Saint-Denis. Em Bondy, há um ano, um garoto chamado Aymen, de 15 anos, foi assassinado a tiros depois de discutir com dois irmãos de 17 e 27 anos. Briga de rua.

Benzema é descendente de argelinos.

Os dois jogadores conversam de frente para o outro, observados pelos demais companheiros
Karim Benzema (à esq.) e Kylian Mbappé em treino da seleção francesa no Qatar - Franck Fife - 17.nov.22/AFP

Na Copa do Mundo de 1998, depois de fechar o jornal, eu dirigia um carro por dez minutos para comprar sanduíches num pequeno restaurante, perto de Ozoir-la-Ferrière, onde treinava a seleção brasileira.

Na madrugada francesa havia sempre três funcionários, um tunisiano, um marroquino e um argelino. Torciam contra a França e contra o Brasil. O Marrocos estava na Copa, no mesmo grupo da seleção de Ronaldo.

Se tiver oportunidade de viajar, faça o exercício de descer em Paris e ir ao centro de metrô, em vez de uber. Você verá uma cidade diferente da Champs-Elysées. Ajuda a entender por que se diz que o vestiário francês tinha conflito de hierarquia com Mbappé e Benzema juntos.

A França continua sendo candidata ao título, mesmo depois de perder Pogba, Kanté, Benzema, Kimpembe e Nkunku.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.