Ranier Bragon

Repórter especial em Brasília, está na Folha desde 1998. Foi correspondente em Belo Horizonte e São Luís e editor-adjunto de Poder.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ranier Bragon

Alcolumbre tenta trocar dignidade do Senado por benesses no governo

Político faz papel de despachante de pleitos de colegas na gestão Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jovem político Davi Alcolumbre (DEM), de 42 anos, carrega no currículo o feito de ter derrotado dois símbolos da propalada velha e carcomida política, o ex-presidente José Sarney (MDB), no Amapá, e Renan Calheiros (MDB), no Senado.

Presidente do Congresso desde fevereiro, resolveu agora ter recaídas à baixo clero, o contingente de congressistas com pouquíssima projeção nacional --ambiente que habitou de 2003 até derrotar Renan.
Reportagens relatam já há algum tempo que Alcolumbre trabalha nos bastidores para convencer colegas a aprovar a indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada brasileira em Washington. Os debates não seriam só sobre atributos ou a falta deles.

Vão-se os hambúrgueres e entram os carguinhos, as boquinhas, as emendinhas e todo e qualquer pleito que o interessado tenha ou possa vir a ter na administração federal.

O presidente do Senado se dispõe a encaminhá-los, a resolvê-los, em suma, a ser um despachante de luxo da velha e carcomida política. Oferece a reputação do Senado em troca do acesso a algumas tetas federais. 

Nem parte expressiva do núcleo bolsonarista tem dúvida da total falta de vergonha na cara que representa a intenção de Bolsonaro de conceder ao filhão esse filé-mignon ao ponto --conforme o Datafolha, 70% da população reprova a atitude, incluindo quase 40% dos que avaliam como ótima ou boa a gestão federal.
Mas alguns senadores podem, de fato, estar se encantando com a ciência da fritura de hambúrgueres e, daí, pouco importa currículo, filhotismo, opinião pública, o que eu quero mesmo é o meu pedaço no x-tudo.

O Senado fará em breve duas análises capitais, caso Bolsonaro confirme o nome do filho à embaixada --a outra trata da indicação para a chefia do Ministério Público de Augusto Aras, vencedor do campeonato beija-mão rumo ao cargo. As votações serão precedidas por sabatinas. Tanto quanto os rumos da diplomacia e do Ministério Público, em jogo estará a dignidade do Senado e de 12 senadoras e 69 senadores.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.