Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Típico do Marrocos, zaalouk é feito com berinjelas queimadas na boca do fogão

Sabores mediterrâneos e o defumado dão personalidade à pasta feita para se comer com pão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje a receita é do Marrocos, que vai disputar a Copa no grupo de Bélgica, Croácia e Canadá.

Quando se fala em cozinha do Marrocos, a primeira comida que vem à cabeça é o cuscuz —aquele original, feito de semolina, o pai de todos os outros cuscuzes.

.
Zaalouk é feito com berinjelas queimadas na boca do fogão - Marcos Nogueira

É bem possível que nosso repertório não avance além do cuscuz, pois a comunidade marroquina no Brasil é numericamente irrelevante. Nós conhecemos quase nada da cultura e da alimentação daquele país africano —não vale dizer que aprendeu tudo vendo a reprise da novela "O Clone".

Situado no norte da África, banhado pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo, o Marrocos é um país árabe; é também uma nação que compartilha elementos culinários com outros pontos do Mediterrâneo —em especial Espanha e França, que já ocuparam seu território (os espanhóis ainda mantêm enclaves em solo marroquino).

Essa identidade mediterrânea significa o uso abundante de azeite e azeitonas, limão siciliano, berinjela, tomate, abobrinha e ervas. O vinho, tão importante para o mediterrâneo europeu, tem presença tímida do Marrocos —a maioria da população segue a religião islâmica, que condena o consumo de álcool.

Para variar um pouco do cuscuz, vamos com uma receita maravilhosamente simples: o zaalouk. Trata-se de uma pasta intensa de berinjela, tomate e temperos, ótima para se comer com pão. É um prato aparentado do babaganuche libanês e da melitzanosalata grega.

Essas três preparações têm, em comum, um traço bastante peculiar de sabor: a berinjela defumada. Para obtê-lo, você pode queimar a berinjela diretamente sobre a chama do fogão, segurando-a com um garfo ou pinça longa (dessas de churrasco).

Não se preocupe com a casca queimada. Ela sai facilmente se você fechar a berinjela tostada num saco plástico, abafando-a no próprio vapor.

Queimar também o tomate, para remover sua pele, acentua ainda mais o caráter defumado. Eu recomendo.

Caso você queira pular esta etapa, tudo bem: o zaalouk também fica bom (embora não tão bom) se você refogar crus e picados a berinjela (descascada) e o tomate. Mas aí é melhor duplicar a páprica defumada, que vai substituir o sabor queimadinho.


Zaalouk

Rendimento: até 4 porções (aperitivo)

Dificuldade: fácil

.
Zaalouk, pasta típica do Marrocos, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

INGREDIENTES

1 berinjela grande (ou 2 pequenas)

2 tomates maduros

80 ml de azeite

3 dentes de alho picados

1 colher (chá) de páprica defumada

1 pitada de pimenta caiena (opcional)

1 colher (chá) de cominho

1 ramo de coentro

1 rodela de limão-siciliano com casca

Sal a gosto

Folhas de coentro e pão

PREPARO

  1. Queime toda a casca da berinjela na boca do fogão, em fogo alto. Coloque-a num saco plástico e feche para prender o vapor. A berinjela vai terminar de cozinhar no seu próprio calor e a casca vai se soltar.
  2. Faça a mesma coisa com os tomates.
  3. Quando berinjela e tomates estiverem frios, descasque-os e pique suas polpas.
  4. Aqueça metade do azeite e refogue levemente o alho. Junte os temperos, a berinjela e os tomates, cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada, até a berinjela terminar de amolecer. Isto pode demorar de 10 a 20 minutos —o tempo depende do tamanho, da variedade e da idade da berinjela.
  5. Ajuste o sal, retire do fogo, descarte o limão e deixe esfriar. Você pode guardar por até 1 semana na geladeira.
  6. Para servir, deixe em temperatura ambiente, regue com o azeite restante e guarneça com mais folhas de coentro. Coma com pão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.