Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu América Latina

Sopa do Equador é potente nos temperos e tem batata como ingrediente principal

Locro de papa é simples, saborosa e fica pronta em menos de uma hora numa panela só

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A receita de hoje vem do Equador, que joga a Copa no grupo do anfitrião Catar e é um dos dois únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil (o outro é o Chile).

O Equador, como dá para sacar pelo nome, é cortado pela linha do Equador. Apesar disso, é um país com uma boa variedade climática, por causa da cordilheira dos Andes: a capital Quito fica a quase 3.000 metros de altitude e, lá, as noites são sempre frias.

.
Locro de papa, sopa de origem equatoriana com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

Nas montanhas andinas se originou a batata, que foi domesticada pelos povos indígenas e carregada pelos espanhóis para o resto do mundo. É impossível imaginar a gastronomia atual sem a batata —muito menos as culinárias dos Andes.

Costumamos pensar na batata como acompanhamento de carnes, mas, na alimentação andina, ela ganha protagonismo em várias receitas.

É o caso do locro de papa, uma sopa de batata com queijo que os equatorianos tomam para se aquecer na friaca da altitude.

São pouquíssimos ingredientes —além da batata e do queijo, apenas cebola, alho, leite, abacate e temperos— e um preparo muito simples, feito em menos de uma hora, numa panela só.

Admito que a descrição do locro de papa, por sua simplicidade espartana, desperta a desconfiança de ser uma comida meio, sei lá, sem graça. Eu tive essa desconfiança até preparar a sopa. Mudei de ideia.

Você também vai mudar ao perceber que a cebola, o cominho, o colorau e o coentro formam um time muito potente de sabores. Fica uma delícia.

Quanto à batata, ela deve ser picada em pedaços de tamanhos diferentes. A intenção é que parte se dissolva do caldo, encorpando a sopa, e outra parte se mantenha sólida, mastigável.

Os equatorianos costumam turbinar ainda mais os sabores com guarnições —ou, como está na moda falar, "toppings". Os mais clássicos são o abacate e um pouco mais de queijo ralado grosso. Mas dá também para acrescentar milho tostado, molho picante, mais coentro e mais cebola.


Locro de papa

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

.
Sopa locro de papa, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

INGREDIENTES

4 batatas médias descascadas

1 colher (sopa) de óleo vegetal

1 cebola branca picada

2 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de cominho

1 colher (sopa) de colorau

1 litro de água fervente

100 ml de leite

1 maço de coentro (separe um pouco para a guarnição)

150 g de queijo minas padrão ou muçarela ralado grosso (separe um pouco para a guarnição)

1 abacate pequeno (avocado) ou ½ abacate médio

Rodelas finas de cebola roxa

Sal a gosto

PREPARO

  1. Pique a batata em pedaços irregulares. Reserve.
  2. Refogue no óleo a cebola, o alho, o cominho e o urucum. Quando a cebola ficar transparente, acrescente a batata e refogue, misturando, por mais 2 minutos.
  3. Despeje a água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, por cerca de meia hora ou até a batata ficar macia. Não é preciso mexer o tempo todo, mas vá periodicamente ao fogão para misturar a sopa e amassar a batata com a colher.
  4. Quando a parte da batata cozida tiver desmanchado e engrossado a sopa, acrescente o leite. Deixe cozinhar até engrossar novamente, mexendo e amassando.
  5. Misture o coentro, o queijo e ajuste o sal. Sirva com fatias de abacate, mais queijo, mais coentro e cebola roxa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.